Pesquisar este blog

Plantas Medicinais


Medicina Ayurveda

Acacia concinna
Ação: anti-edema, emético, expectorante, no caso de sangue impuro e desordens biliares.

Instruções: Para uso externo tem uma boa açao detergente e adstringente. Promove o crescimento dos cabelos, tem ação anti-caspa e é utilizada no caso de doenças da pele. 
Ação cosmética: específica para o tratamento de cabelo desvitalizado, fino, com  caspa.

Albizzia lebbeck
Ação: febrífugo, anti-inflamatório, adstringente, depurativa, expectorante, tônico.
Indicações: febre, inflamação dos olhos, hemorróidas, gengivite, diarréia, doenças de pele, erupções cutâneas, feridas, dores de cabeça, picadas de insetos, obesidade, em todos os casos de intoxicação. 
Ação Cosmético: calmante, refrescante, adstringente e tonificante.



ALOE VERA
Ação: alterativa, tônico, rejuvenescedor, anti-inflamatório, cicatrizante. Regula o metabolismo de açúcares e gorduras. É um laxante poderoso.
Indicações: febre, obesidade, constipação, pele e linfonodos, conjuntivite, hepatite, vaginite. Uso específico para uso externo em caso de doenças de pele, feridas, herpes e queimaduras.
Ação Cosmética: anti-inflamatório, hidratante, calmante, tonificação e proteção.

Racemosus ESPARGOS
Ação: nutritiva, hidratante, tonificante, rejuvenescedor.
Indicaçoes: debilidade, infertilidade, impotência, menopausa, diarréia, úlceras de estômago, hiperacidez, desidratação, convalescença, febres crônicas. É o principal rejuvenescimento para as mulheres e um Rasayana específico para constituições Pitta. Ela nutre e purifica o sangue e órgãos reprodutivos. Externamente é usada contra reumatismo, espasmos musculares e rigidez das articulações, mas também em caso de doenças de pele.
Ação Cosmética: nutritivo, calmante, hidratante, anti-inflamatório, refrescante.

Butea frondosa
Ação: tônico, adstringente, afrodisíaco, laxante, diurético, depurativo.
Indicaçoes: promove a calcificação óssea em fraturas e é usado contra sensações de queimação. Externamente, é de uso específico contra úlceras, doenças de pele, no caso de herpes, acne e borbulhas, enquanto que a utilização interna está relacionada com o tratamento de cólicas, vermes e cosméticos, emorroideas.
Açao Cosmética: Purificação, drenagem, adstringente, refrescante, anti-inflamatória.

CEDRUS Deodara
Ação: adstringente, febrífugo, anti-inflamatório, diurético, expectorante, emoliente, sudorífico, anti-séptico.
Indicações: febre, edema, doenças nasais, dor de ouvido, doenças de pele e olhos, soluços, asma, tosse, bronquite, feridas.
Ação Cosmética: drenagem, calmante, aquecimento, calmante.

Centella asiatica
Ação: rejuvenescedora, nervina, alterativa, nutritiva, emoliente, diurética, emenagoga purificadora do sangue, tonificante.
Indicações: distúrbios nervosos, epilepsia, senilidade, envelhecimento precoce, perda de cabelo.
É a planta mais rica de nergia revitalizante para os nervos e as células cerebrais. Aumenta a inteligência, fortalece a memória e retarda o envelhecimento. Fortalece o sistema imunológico e é ao mesmo tempo um poderoso purificador do sangue e um fármaco específico para uso externo, no caso de doenças crónicas da pele.
Ação Cosmética: tonifica, calmante, purificadora, restauradora.

Cinnamomum camphora
Ação: expectorante, estimulante da pele, controla a transpiraçao, descongestionante, anti-espasmódico, analgésico, sedativo, anti-séptico.
Indicações: gota, reumatismo, congestão nasal, bronquite, asma, tosse, congestão pulmonar, insônia, histeria, olhos e dentes. E’ um excelente estimulante e combate a dor muscular e articular. Aumenta o prana, aguça os sentidos, limpar a mente.
Ação Cosmética: estimulante.

Cinnamomum zeylanicum
Ação: estimulante, sudorífico, alterativo, anti-séptico, adstringente, expectorante, diurético analgésico.
Indicações: fraqueza geral, resfriados, gripe, bronquite. Limpa a congestão nasal, dor de dente e alivia a tensão muscular. Ele fortalece o coração e Agni, o fogo digestivo.
Ação Cosmética: estimulante, tonificante, o aquecedora.

Commiphora myrrha
Ação: alterativo, estimulante, adstringente, sudorífico, diurético, depurativo e drena, expectorante, rejuvenescedor para Vata e Kapha e do sistema reprodutivo feminino, tonifico, anti-séptico.
Indicações: Tosse, asma, bronquite, artrite, reumatismo, úlceras, trauma, anemia, doença periodontal. Promove o crescimento de novos tecidos, cura feridas, alivia a dor. É um Rasayana importante. Usado desde os tempos antigos para prevenir o envelhecimento e rejuvenescer o corpo e a mente, é muito específico no caso de doenças da pele.
Ação Cosmética: estimula, drena, purifica, tonifica, moderadamente aquecedor.

Eclipta ALBA
Ação: rejuvenescedora, anti-inflamatória, tonificação, específico no caso de doenças da pele, do cabelo e dentes desvitalizados.
Indicaçoes: tônificaçao e purificação do fígado, anti-inflamatória, fortalece o cabelo e combate o envelhecimento prematuro, acalma a mente e promove o sono. Apenas para uso externo, absorve venenos, reduz a inflamação, trata glândulas aumentadas e doenças, incluindo doenças crônicas da pele e dos olhos.
Ação cosmética: drenagem, anti-inflamatória, tonificação, específica para o tratamento dos cabelos.

Ficus bengalensis
Ação: purificação, reduz a quantidade de açúcar no sangue, refrescante, adstringente, drenante, anti-inflamatória. Reabsorve os edemas e é utilizado para o tratamento de acne.
Instruções: contra as úlceras, especificamente para uso externo em doenças de pele derivadas de sangue impuro, tais como reumatismo, eczema, psoríase, etc.
Controla o diabetes.
Ação Cosmética: purificação, drenagem, adstringente, refrescante.

 Lawsonia inermis
Ação: adstringente, anti-inflamatório, desodorante tônico capilar.
Açao: contra sensações de queimação, dores de cabeça, reumatismo, feridas e úlceras.
Ação Cosmética: refrescante e específico para o tratamento de cabelos desvitalizados, quebradiços, finos.


MELIA Azadirachta
Ação: tônico, adstringente, refrescante, febrífugo, desintoxicante, purificação do sangue, cicatrizante, anti-inflamatório.
Indicações: doenças do trato urinário, a quimioprofilaxia da malária, febre intermitente, oftalmia, reumatismo e lumbago, dor de cabeça, urticária, sarna, úlceras, eczemas, doenças crônicas, incluindo pele, músculos e dores nas articulações.
Ação Cosmética: refrigerante, adstringente, anti-inflamatória, suavizante.

Ocimum sanctum
Ação: febrífugo, expectorante, purificador do sangue, rejuvenescedor.
Indicaçoed: distúrbios gástricos e hepáticos, doenças de pele, bronquites, excesso de muco, febres crônicas.
Ação Cosmética: emoliente, tonificante, nutriente.


PHILLANTHUS Emblica
Ação: Rejuvenescedor de Pitta, afrodisíaco, tônico, nutritivo, refrescante, adstringente, estomacal, anti-inflamatório, hemostático.
Indicaçoes: hemorragia, hemorróidas, anemia, gastrite, hepatite, fraqueza geral, perda de cabelo. E "a maior fonte de vitamina C natural termoestável. Aumenta o apetite e regula a quantidade de açúcar no sangue. Reforça a visão.
Ação Cosmética: nutritivo, tonificante, adstringente, refrescante.

PHILLANTHUS niruri
Ação: diurético, carminativo, adstringente, anti-séptico, refrescante e febrífugo.
Indicações: icterícia, disenteria crônica, dispepsia, tosse, indigestão, diabetes, infecções do trato urinário, coceira, erupções cutâneas, úlceras, inflamações e doenças de pele, febre intermitente, oftalmopatias, sarna, úlceras, feridas, doenças de pele e escamosa
Ação Cosmética: calmante, refrescante, drenagem.

Piper longum
Ação: expectorante, rejuvenescedora, estimulante, emoliente, carminativa, afrodisíaca, aquecedora, descongestionante.
Indicações: gripes, tosse, asma, artrite, reumatismo, gota, ciática, paralisia, fraqueza geral. Fortalece as funções reprodutivas.
Ação Cosmética: o aquecedora, estimulante, drenante, tonificante.

PIPER NIGRUM
Ação: estimulante, expectorante, rubefacente, febrífugo, carminativo, tônico calmante, diurético.
Indicaçoes: indigestão, toxinas, artrite, metabolismo lento, obesidade, febre, extremidades frias, doenças de pele, enxaqueca, dor de dente, alopecia, urticária. E um dos mais potentes digestivos. Para uso externo é anti-inflamatório e supurativ da pele. Utilização específica como ghee medicado, no caso de inflamação da pele e dos seios nasais.
Ação Cosmética: aquecedor, estimulante, revigorante.

Terminalia belerica
Ação: tônico, adstringente, rejuvenescedor, expectorante, laxante, anti-séptico.
Indicaçoes: tônico para os pulmões. A fruta verde é laxante enquanto a seca é um eficaz anti-diarreico. Específica contra hemorróidas e doenças de pele. Melhora a voz e a visão e promove o crescimento do cabelo. Embora seja aquededora não agrava Pitta e remove Ama do trato digestivo e dos sistemas urinário e respiratório.
Ação Cosmética: tonificação, nutrição, adstringente.

Vetiveria zizanoides
Ação: tônico, refrescante, estimulante, estomacal, antiespasmódico, diurético, emenagogo.
Indicações: febre, inflamação, irritação do estômago, dores de cabeça. Para utilização ao ar livre, a pasta é recomendada no caso de sensação de queimadura no corpo. Uma infusão das raízes é utilizada para banhos aromáticos.
Ação Cosmética: refrescante, estimulante, drenante.

 Somnifera
Ação: tônico, rejuvenescedor, afrodisíaco, calmante, sedativo, adstringente.
Indicações: debilidade geral, esgotamento nervoso, convalescença, os problemas da velhice, a perda de peso em crianças, perda de memória, perda de energia muscular, paralisia, insônia, excesso de trabalho, espermatorréia, deficiência de tecido, a esclerose múltipla, a fraqueza da vista, reumatismo, doenças pele, tosse, falta de ar, fadiga, anemia, infertilidade, glândulas inchadas.
Ação Cosmética: tonificação, nutrição, moderadamente desafiador.

 Zingiber officinale
Ação: estimulante, sudorífico, expectorante, carminativo.
Indicações: resfriados, gripe, indigestão, laringite, artrite, enxaqueca, doenças do coração. Dado com mel alivia Kapha, Pitta com doces, com sal-gema, Vata. É rubefacente, remove as obstruções dos canais, facilita a digestão e absorção dos alimentos, alivia a congestão e inflamação relacionada a resfriados, neutraliza toxinas. Externamente é usada contra a dor da artrite, articulações e dores de cabeça.
Ação Cosmética: estimulante, tonificante, o aquecimento.