Pesquisar este blog

Doshas e Ayurveda



Tipos de Ayurveda e Dosha para Iniciantes


Características, Alimentos, Dicas de Saúde para Doshas Vata, Pitta e Kapha

O que é Ayurveda?
Ayurveda é uma ciência holística da saúde, com foco na manutenção de um estado fisicamente e emocionalmente equilibrado. A Ayurveda começou há cerca de 5,000-6,000 anos atrás quando alguns monges indianos estavam à procura de novos meios para restar saudáveis. 
Reverenciando seus corpos como templos, os monges acreditavam que a preservação da sua saúde iria ajudá-los a meditar e desenvolver espiritualmente. 
Ao longo de milhares de anos de observações, eles  reuniram todas as suas conclusões e seus conselhos e os preservam para as gerações futuras. Esta coleção de conhecimento veio a ser conhecida como a "ciência ou conhecimento da vida" - Ayurveda.

Como a Ayurveda é diferente da medicina moderna?
Na Ayurveda, cada indivíduo é único e não há dieta ou estilo de vida ou rotina que funcione para todos.
A prevenção é fundamental. 
A Ayurveda se concentra em fornecer conselhos específicos e orientação de como manter a saúde física e emocional.
Rotinas alimentares e estilo de vida são considerados os medicamentos mais importantes. Se você vai a um médico ayurvédico com uma queixa, será mais fácil que você saia de lá com uma dieta do que com uma prescrição de pílulas.

Como a Ayurveda funciona?
A Ayurveda baseia-se nos princípios de três doshas. 

O que são os Doshas?

Doshas são as energias que compõem cada indivíduo, que desempenham diferentes funções fisiológicas do corpo:

Os três tipos: Dosha

1. Vata - Energia que controla as funções corporais associadas ao movimento, incluindo a circulação sangüínea, respiração, o piscar de olhos, e seu batimento cardíaco.
Em equilíbrio: Há criatividade e vitalidade.
Desequilibrada: Pode produzir medo e ansiedade.

2. Pitta - Energia que controla os sistemas metabólicos do corpo, incluindo a digestão, absorção, nutrição e temperatura do seu corpo.
Em equilíbrio: leva ao contentamento e inteligência.
Desequilibrada: Pode causar úlceras e raiva.

3. Kapha - energia que controla o crescimento no corpo. Ela fornece água para todas as partes do corpo, hidrata a pele, e mantém o sistema imunológico.
Em equilíbrio: se expressa como amor e perdão.
Desequilibrada: Pode levar à insegurança e inveja.

Cada pessoa tem todos os três doshas, ​​mas normalmente um ou dois dominam. As proporções de cada Dosha determina as características fisiológicas e a personalidade, bem como os gostos e desgostos gerais de uma pessoa. Por exemplo tipos Vata preferem clima quente invés dos frios e os de Kapha mais provavelmente preferem alimentos picantes mais do que outros tipos. Estas são geralmente consideradas como características de cada tipo de corpo / mente.

Características dos tipos de Vata predominantes: 
Criativo, rapidez no aprendizado mas também rápido para esquecer, Magro, alto, caminha rapidamente; tendência a ter mãos e pés frios, desconforto em climas frios; 
Empolgado, personalidade animada e divertida; humores mutáveis; rotina diária irregular, alta energia em rajadas curtas; Tendência a cansar facilmente e a exagerar, cheio de alegria e entusiasmo quando em equilíbrio; responde ao estresse com medo, preocupação e ansiedade, especialmente quando fora de equilíbrio, tendência a agir por impulso, muitas vezes depressa, pensamentos desconexos, geralmente tem a pele e os cabelos secos e não transpiram muito.

Características dos tipos de Pitta predominante: 
Físico médio, forte, bem construído mente rápida, boa concentração, ordenado, focado, assertivo, auto-confiante e empreendedor ao máximo, agressivo, exigente, insistente. 
Quando fora de equilíbrio, competitivo, gosta de desafios, apaixonado e romântico, digestão boa, bom apetite, fica irritado se tiver  que perder tempo ou esperar por uma refeição; quando sob estresse, Pitta se tornar irritado e com raiva; pele frágil e avermelhada, geralmente com sardas, queima facilmente ao sol, se sente desconfortável ao sol ou no calor, o calor o cansa muito, transpira muito, são bons oradores, geralmente eficientes e tem boa capacidade de liderança, mas podem se tornar autoritários, sujeitos a acessos de raiva e impaciência; típicos problemas físicos incluem erupções ou inflamações da pele, acne, furúnculos, câncer de pele, úlceras de estômago, azia, ácido, insônia, olhos secos ou que queimam.

Características dos tipos de Kapha predominante: 
Easygoing, relaxado, passo lento, carinhoso e amoroso; perdoa,  por natureza não julga, compaixão; estável e de confiança, fiel, forte e robusto fisicamente, de constituição sólida,  estável e duradoura; fala lenta, reflete deliberadamente um processo de pensamento; mais lento para aprender, mas tem boa memória de longo prazo; cabelos e peles macios, tendência a ter grandes "soft" olhos e uma voz baixa e suave; tendem a estar acima do peso, também podem sofrer de digestão lenta; propensos à depressão, mais auto-suficiente; abordagem.
Gentil, pouco exigente para com a vida e, essencialmente, excelente saúde, sistema imunológico bom, muito calmo, se esforçar para "manter a paz e harmonia no seu ambiente, não facilmente perturbado e pode ser um ponto de estabilidade para os outros; Tendem a ser possessivos e segurar as coisas. Não gosta de clima frio e úmido; problemas físicos incluem resfriados e dores de cabeça, congestão sinusite, problemas respiratórios, incluindo asma, alergias e aterosclerose (endurecimento das artérias).

Como determinar o meu tipo?

A maioria dos livros e sites sobre Ayurveda vai oferecer questionários que podem ser usados para determinar a sua mente / corpo Constituição. A maioria dos questionários são muito semelhantes e irá fornecer resultados semelhantes. Por favor, tenha em mente que quanto mais curtos os questionários mais generalizados e aproximados serão os resultados. Além disso, seu corpo muda com situações vividas,  a idade, estações e os resultados vão mudar também. Respondendo a alguns poucos questionários diferentes vai lhe dar  um resultado mais definido para o seu tipo de Dosha.

Eu sei qual é o meu tipo de Dosha, e agora?

Agora você deve tentar seguir a dieta e rotina de vida que melhor se adere a sua  constituiçao de mente / corpo. Por exemplo, se você é predominantemente Vata, você deve incluir mais alimentos quentes, fique longe das bebidas geladas, e adicionar mais especiarias que aquecem como canela, cravo e gengibre para o seu alimento. Isso irá evitar quaisquer problemas de digestão que tipos Vata tendem a ter, além de ansiedade, pele seca, ou insônia. Aqui estão algumas diretrizes gerais para cada tipo:

Dicas de Saúde gerais para tipos Vata: 
Mantenha hábitos regulares, tente comer e dormir ao mesmo tempo todas as noites. Descanse suficientemente e escolha alimentos que são quentes, cozidos, nutritivos e de fácil digestão. Bagas doces, frutas, feijão, arroz, pequenos feijões e produtos lácteos são boas opções para os tipos Vata. Deve fazer exercícios de intensidade moderada. O Yoga mais meditativo, tai chi, caminhadas e natação são tudo de bom. Evite atividades extenuantes e frenéticas.

Dicas de Saúde gerais para tipos Pitta: 
É importante para Pittas manter a calma, evitando a exposição excessiva à luz solar direta e alimentos fritos e picantes. Evite álcool e tabaco, excesso de trabalho, e superaquecimento. Quando Pitta é agravada, você é suscetível a sentir emoções negativas como hostilidade, ódio, ciúme e intolerância. Escolha vegetais frescos e frutas que são aguadas e doces, especialmente cerejas, mangas, pepinos, melancias e abacates. Coma muitas saladas com verduras escuras, como rúcula, dentes de leão, e couve. Evite conflitos. Cultive as virtudes da honestidade, moralidade, bondade, generosidade e auto-controle.

Dicas de Saúde gerais para tipos Kapha: 
É importante estar ativo em uma base diária; pois os tipos Kapha são propensos à depressão, à lentidão e excesso de peso. Sair de casa e procurar ativamente novas experiências também é recomendado. Seja receptivo à mudança útil, implante intencionalmente um melhoramento em suas ações. Escolha alimentos leves, quente​​s oleosos e apimentados. Chá com gengibre seco é um ótimo energético para Kaphas. Evite comidas gordurosas e açucares processados, que são prejudiciais para Kaphas. Use muitas especiarias, como pimenta do reino, gengibre, cominho, pimenta e muitas pimentas verdes e escuras.



VATA é instável e irregular. Como o vento vem em rajadas e depois se acalma, significa o movimento, a criatividade, os horizontes infinitos. No corpo dirige os outros dois Doshas, é responsável pelo movimento, pelas funções nervosas, pelo peristaltismo intestinal. E’ frio, seco e leve. Quando se agrava ataca a força vital, provoca perda de energia, fadiga, ansiedade, insônia, problemas digestivos. A pele torna-se seca e fria, não homogênea com a presença de áreas gordurosas e de outras desidratadas. Os problemas estéticos são relacionados à desidratação, a rugas do tecido, atonia e flacidez da pele.

PITTA é o fogo, o poder da transformação. Controla os processos metabólicos do organismo, assim como a digestão mental, a capacidade de perceber as coisas como elas são. Significa calor, inteligência, coragem e discriminação. Controla em particular o sistema digestivo e o sangue. É quente, úmido e leve. Quando é agravado determina a o suor aumenta. As imperfeições são ligadas a inflamações e vermelhidão com a presença de alterações do pH e da temperatura da pele.

KAPHA mantém as coisas juntas. É a água, a força da estabilidade. Controla a nutrição dos tecidos e fluidos do corpo, é o recipiente, o suporte material sobre o qual se apoiam os outros Doshas. Representa a estrutura emocional, é responsável pelo acumulo e pela conservação de energia. É frio, úmido e pesado. Quando é agravado determina o acumulo de peso corporal, peso, lentidão, depressão do fogo digestivo. A pele fica fria, úmida, pálida, com a presença de edemas, acúmulo de gordura e diminui suas funções