Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de maio de 2017

Você Já Provou o Sal Rosa do Himalaya?

O sal Himalayano cor-de-rosa é um tipo de sal naturalmente cor-de-rosa e minado perto dos Himalayas no Paquistão.


O que é sal?


O sal é um mineral formado em grande parte por cloreto de sódio composto.

O sal contém tanto cloreto de sódio - cerca de 98% do seu peso - que a maioria das pessoas usa as palavras "sal" e "sódio" de forma intercambiável.

O sal pode ser produzido evaporando a água salgada ou extraindo o sal  das minas de sal subterrâneas.

Antes de chegar ao supermercado, o sal de mesa também passa por um processo de refinação para remover impurezas e outros minerais, além do cloreto de sódio.

Às vezes, agentes antiaglomerantes são adicionados para ajudar a absorver a umidade, e o iodo é freqüentemente incluído para ajudar os consumidores a evitar a deficiência de iodo.

Os seres humanos têm usado sal para temperar e preservar alimentos por milhares de anos.

Curiosamente, o sódio também desempenha um papel importante em várias funções biológicas, incluindo o equilíbrio dos líquidos, condução nervosa e contração muscular.

Por esta razão, é absolutamente necessário ter sal, ou sódio, em sua dieta.

No entanto, muitos profissionais de saúde alegam que muito sódio pode levar à pressão arterial elevada e doenças cardíacas, embora pesquisas recentes tenham reavaliado esta questão. 

Devido aos perigos potenciais de consumir muito sal de mesa, muitas pessoas se voltaram para o sal rosa do Himalaia, por seu uma alternativa mais saudável.


O que é o sal do Himalaia rosa?


O sal Himalayano cor-de-rosa é um sal cor-de-rosa extraído da mina de sal de Khewra, que fica situada perto dos Himalayas no Paquistão.

A Mina de Sal de Khewra é uma das maiores e mais antigas minas de sal do mundo.

Acredita-se que o sal rosa do Himalaia colhido desta mina tenha sido formado há milhões de anos a partir da evaporação de antigos mares.

O sal é extraído à mão e minimamente processado para render um produto natural sem aditivos e pensado para ser muito mais saudável do que o sal de mesa.

Como o sal de mesa, o sal rosa do Himalaia também é na sua maior parte composto por cloreto de sódio.

Entretanto, o processo natural da colheita permite que o sal Himalayano cor-de-rosa possua muitos outros minerais e oligoelementos que não são encontrados no sal de mesa regular.

Algumas pessoas estimam que ele pode conter até 84 minerais diferentes e oligoelementos. Na verdade, são estes mesmos minerais, especialmente o ferro, que lhe dão a sua cor rosa característica.


Como é usado o sal do Himalaia rosa?


O sal Himalayano cor-de-rosa tem diversos usos dietéticos e non-dietéticos.


Você pode comer ou cozinhar sobre ele

Em geral, você pode cozinhar com o sal rosa do Himalaia como você faria com o sal de mesa regular. Pode usá-lo em molhos e saladas ou adicioná-lo à sua comida na mesa de jantar.

Algumas pessoas até usam sal rosa do Himalaia como uma superfície de cozimento. Grandes blocos do sal podem ser comprados e usados para grelhar e dar um sabor salgado à carnes e outros alimentos.

O sal rosa do Himalaya pode ser comprado finamente fundido assim como o sal de mesa regular, mas é comum também encontrar variedades grossas vendidas em cristais maiores.


Usos não dietéticos


Enquanto o sal rosa do Himalaia tem vários usos dietéticos, há também uma série de usos não-dietéticos.
O sal rosa do Himalaiya é usado em alguns sais de banho, que podem melhorar as condições da pele e curar dores musculares.

Lâmpadas de sal rosa também são usadas para a remoção de poluentes do ar. Estas lâmpadas consistem em grandes blocos de sal com uma fonte de luz interna que aquece o sal.

Além disso, passar o tempo em cavernas artificiais de sal rosa do Himalaia é popular entre as pessoas que procuram melhorar a pele e problemas respiratórios.


O sal rosa do Himalaia contém mais minerais


Tanto o sal de mesa como o sal rosa do Himalaia consistem principalmente de cloreto de sódio, mas o sal rosa do Himalaia tem até 84 outros minerais e oligoelementos.

Estes incluem minerais comuns como potássio e cálcio, bem como minerais menos conhecidos como estrôncio e molibdênio.

Apesar do sal do Himalaia rosa só conter pequenas quantidades de minerais adicionais,  ele pode fornecer uma série de benefícios para a saúde. Isto é verdade porque ele não contém aditivos, é colhido à mão e praticamente não é processado. É alcalinizante e como sabemos, doenças como o câncer e inflamações não prosperam em um ambiente alcalino.


Alguns dos benefícios que se acredita serem proporcionados pelo sal do Himalaia rosa estão os seguintes:

  • Melhora doenças respiratórias
  • Equilibra o pH do corpo
  • Reduz os sinais de envelhecimento
  • Melhora a qualidade do sono
  • Regula o açúcar no sangue
  • Aumentar a libido

Os céticos dizem que poucos desses benefícios foram comprovados por pesquisas científicas. É preciso provar para saber, não é mesmo?

Eu o uso todos os dias e me sinto em perfeita forma.
Custa bem mais caro do que um bom sal de mesa marinho mas acho que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor me de a sua opiniao