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sábado, 1 de abril de 2017

Porque o Natto é Super Saudável e Nutritivo



Para o bem da sua flora intestinal, hoje a dica é japonesa.

O natto é um alimento tradicional japonês feito de soja fermentada, popularmente degustado no café da manhã. 

Sendo rico em proteínas, o natto tem sido uma fonte vital de nutrição no Japão feudal. 
Para alguns, o natto é único devido ao seu poderoso cheiro, sabor forte e consistência pegajosa.
Enquanto poucas pessoas no mundo ocidental ouviram falar de natto, este alimento é muito popular no Japão.

O natto é incrivelmente nutritivo e ligado a vários benefícios para a saúde, que vão desde ossos mais fortes a um coração mais saudável e um sistema imunológico mais forte.

Este artigo explica porque o natto tão nutritivo e por que você deve experimentar.

Seu sabor é comumente descrito como o de uma noz.

No Japão, natto é normalmente coberto com molho de soja, mostarda, cebolinha ou outros temperos e servido com arroz cozido.

Antigalmente, o natto era feito fervendo a soja fervida na palha de arroz, que contém a bactéria Bacillus subtilis em sua superfície.

A maneira como ele é produzido permite que as bactérias fermentem os açúcares presentes no grão.

No entanto, no início do século XX, a bactéria B. subtilis foi identificada e isolada por cientistas, o que modernizou este método de preparação.

Hoje em dia, a palha de arroz foi substituída por caixas de isopor em que a B. subtilis pode ser adicionada diretamente à soja cozida para iniciar o processo de fermentação.


O natto é rico em vários nutrientes


O natto é super nutritivo. Contém bons níveis de muitos nutrientes que são importantes para a saúde ideal. Uma porção de100 gramas proporciona o seguinte:

Calorias: 212
Gordura: 11 gramas
Carbs: 14 gramas
Fibra: 5 gramas
Proteína: 18 gramas
Manganês: 76% do RDI
Ferro: 48% do RDI
Cobre: ​​33% do RDI
Vitamina K: 29% da RDI
Magnésio: 29% do RDI
Cálcio: 22% do RDI
Vitamina C: 22% da RDI
Potássio: 21% da RDI
Zinco: 20% do RDI
Selênio: 13% do RDI
O natto também contém pequenas quantidades de vitamina B6, folato e ácido pantotênico, bem como antioxidantes e outros compostos de plantas benéficas.

Não é incrível?

(RDI é a sigla em inglês para Recommended Daily Intake ou Porção diária recomendada.)


O natto é especialmente nutritivo porque sua soja sofre um processo de fermentação, que cria condições que promovem o crescimento de probióticos.

Probióticos são bactérias benéficas que fornecem uma ampla gama de benefícios para a saúde.

Um desses benefícios inclui fazer com que os alimentos fiquem mais digeríveis, o que torna mais fácil para o seu intestino absorver os seus nutrientes.

Esta é uma das razões pelas quais o natto é considerado mais nutritivo do que a soja cozida.

O natto também contém menos antinutrientes, compostos vegetais mais benéficos e enzimas do que a soja não fermentada.

Resumo: 

O natto é rico em proteínas, vitaminas e minerais. O processo de fermentação que sofre reduz seus antinutrientes, aumenta seus compostos de plantas benéficas e ajuda seu corpo a absorver os nutrientes que ele contém.
O natto melhora a sua digestão

Seu intestino contém trilhões de microorganismos - mais de 10 vezes o número total de células encontradas em seu corpo.

Ter o tipo certo de bactérias no seu intestino cria uma flora intestinal saudável, que está ligada a inúmeros benefícios para a saúde como digestão melhorada.

Os probióticos no natto podem agir como a primeira linha de defesa do intestino contra toxinas e bactérias nocivas.

Pesquisadores relatam que os probióticos podem ajudar a reduzir os gases, a constipação, a diarréia associada a antibióticos e inchaço, além de sintomas de doença inflamatória intestinal (IBD), doença de Crohn e colite ulcerativa.

A maioria dos alimentos e suplementos ricos em probióticos contêm de 5 a 10 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC) por porção. Comparativamente, o natto pode conter entre um milhão e um bilhão de bactérias formadoras de colônias (UFC) por grama. Veja aqui a pesquisa.

Assim, cada grama de natto contém quase a mesma quantidade de probióticos que você obteria de uma porção inteira da maioria dos outros alimentos ricos em probióticos ou suplementos.

Além disso, soja em si contém antinutrientes, o que pode tornar mais difícil para o seu corpo digerílos.
Os antinutrientes também podem reduzir a quantidade de nutrientes que seu corpo absorve dos alimentos e pode causar inchaço ou náuseas em algumas pessoas.

Curiosamente, a fermentação do natto ajuda a reduzir os níveis de antinutrientes que são encontrados naturalmente na soja, facilitando a sua digestão. Veja aqui.

Resumo: 

O natto contém menos antinutrientes e mais probióticos do que a soja não fermentada. Isso reduz os sintomas digestivos desagradáveis ​​e ajuda seu corpo a absorver nutrientes mais facilmente.


Contribui para fortalecer os os ossos.


O natto é rico em vários nutrientes que contribuem para ossos saudáveis.

Para começar, uma porção de 100 gramas de natto fornece 22% da ingestão diária recomendada (RDI) de cálcio, o principal mineral encontrado em seus ossos.

Além disso, o natto é uma das raras fontes de vitamina K2.

A vitamina K2 desempenha um papel essencial na saúde óssea, ativando proteínas que ajudam a trazer cálcio para seus ossos e mantê-lo lá.Ela não deve ser confundida com a vitamina K1, que desempenha um papel importante na coagulação do sangue.
Todavia, o natto contém ambas as vitaminas K1 e K2.


Estudos mostram que os suplementos de vitamina K2 podem retardar a perda da densidade mineral óssea relacionada à idade  e pode reduzir o risco de certos tipos de fraturas em 60-81%.

Resumo: O natto contém cálcio e vitamina K2, ambos contribuem para ossos mais fortes e saudáveis.
O natto pode também contribuir para a saúde do coração.
Ele é saudável também porque contem fibras e probioticos.
Ambos podem ajudar a reduzir níveis do cholesterol (25, 26, 27).

Além disso, a fermentação do natto produz a nattokinase, um tipo de enzima que as ajuda a dissolver coágulos sangüíneos.

Pesquisadores japoneses relatam que o natto pode ajudar a baixar a pressão sangüínea ao inativar a enzima conversora da angiotensina (ECA), que ajuda a controlar a pressão sangüínea.
Vários estudos mostram que os suplementos de nattoquinase reduziram a pressão arterial em cerca de 3-5,5 mmHg em participantes com valores iniciais de pressão arterial de 130/90 mmHg ou superior (31, 32).


Possui a vitamina K2 que fortalece os ossos.


Em um estudo, a ingestão regular de alimentos ricos em vitamina K2 foi associada a um risco 57% menor de morrer de doença cardíaca.


Em outro estudo, incluindo apenas mulheres, Cada 10 mcg de vitamina K2 consumida por dia estava associada a uma redução de 9% no risco de doença cardíaca.

Estima-se que o natto contenha cerca de 1 grama de vitamina K2 por dose de 100 gramas.

Resumo: 

O natto contém fibra, probióticos, vitamina K2 e nattoquinase. Esta combinação pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e da pressão arterial além de diminuir o risco de doenças cardíacas.


O Natto Pode Fortalecer Seu Sistema Imunológico


O natto contém vários nutrientes que podem ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico.
Para começar, os alimentos ricos em probióticos, como o natto contribuem para uma flora intestinal saudável.

Por sua vez, uma flora intestinal saudável ajuda a prevenir o crescimento de bactérias nocivas e pode até mesmo aumentar a produção de anticorpos naturais.

Além disso, os probióticos reduzem ainda mais o risco de infecção e podem ajudá-lo a recuperar mais rápido se você adoecer.


Em um estudo, alguns idosos receberam 2 bilhões de CFU de B. subtilis - a estirpe probiótica encontrada no natto - ou um placebo.


Aqueles que receberam a cepa probiótica foram 55% menos propensos a sofrer de uma infecção respiratória durante o período de estudo de quatro meses.

E mais, uma dieta rica em probióticos também pode reduzir a probabilidade de precisar de antibióticos para se recuperar de uma infecção por cerca de 33%.

O natto é rico em vitamina C, ferro, zinco, selênio e cobre, todos eles desempenham papéis importantes na função imunitária.

Resumo: 

O natto é rico em Probióticos, vitamina C e vários minerais, todos os quais contribuem para um sistema imunológico saudável.


Outros Potenciais Benefícios


Comer natto regularmente pode fornecer vários outros benefícios: Pode reduzir o risco de certos cancros: O natto contém isoflavonas de soja e vitamina K2, ambos os quais podem ser ligados a um menor risco de câncer de fígado, próstata, digestivo e de mama (47, 48, 49, 50, 51).


Pode Ajudar Você a Perder Peso


O natto contém boas quantidades de probióticos e fibras, que podem desempenhar um papel na prevenção do ganho de peso e otimização da perda de peso.
Os alimentos ricos em probióticos como o natto podem ajudar a reduzir o estresse, melhorar a memória e reduzir os sintomas de ansiedade, depressão, autismo e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) (55, 56, 57, 58).


Resumo

O natto pode beneficiar na perda de peso, na saúde do cérebro e oferece proteção contra certos tipos de câncer.


Você Pode Comer Natto?


O consumo de natto é seguro para a maioria das pessoas. No entanto, o natto contém vitamina K1, que tem propriedades de afinar o sangue.
Por esta razão, os indivíduos que já tomam medicação anticoagulante devem procurar aconselhamento do seu médico antes de adicionar natto às suas dietas. O seu conusmo pode implicar uma diminuição das dosagens de remédios que o paciente toma.
Além disso, o natto é feito de soja, que são considerados um goitrógenos. Isso significa que pode interferir com o funcionamento normal do Glândula Tireóide, especialmente em indivíduos que já estão com a tireóide  O natto não representa um problema para indivíduos saudáveis.
No entanto, aqueles com função tireoidiana prejudicada podem querer limitar a sua ingestão.
Resumo
O natto é seguro para a maioria das pessoas, embora os indivíduos que tomam medicação anticoagulante ou com problemas de tireóide devem consultar seu médico antes de adicionar natto a sua dieta.


Como Fazer O Natto em Casa


Por esta você não esperava, não é mesmo? Este é um bônus para os leitores do Estar Bem.
O natto pode ser encontrado na maioria dos supermercados asiáticos, mas no Brasil ele é bastante raro. A boa notícia é que ele pode ser feito em casa!

Aqui estão os ingredientes que você precisa:

700 gramas de soja
Água
Um pacote  de esporos de natto ou um pacote de natto comprado na loja.
Uma panela grande
Uma forma de forno com tampa.
Um termômetro de cozinha
Uma panela de pressão (opcional)

Como fazer

Lave cuidadosamente a soja em água corrente e coloque-a em uma panela. Cubra-a com água e deixe de molho por umas 9-12 horas, ou durante a noite.
Use aproximadamente 3 partes da água para uma parte de soja.

Retire os grãos, adicione água fresca e ferva-os por aproximadamente 9 horas. Alternativamente, use uma panela de pressão para reduzir o tempo de cozimento para cerca de 45 minutos.

Retire os grãos cozidos e coloque-os na forma de forno.
Você pode esterilizar a forma deixando água fervente nela por pelo menos 10 minutos antes do uso.

Adicione os esporos aos grãos, seguindo as instruções do pacote.
Você também pode usar o natto comprado na loja e simplesmente misturá-lo com a soja cozida.

Mexa tudo junto usando uma colher, certificando-se misturar bem.

Tampe a forma e leve-a ao forno para fermentar por umas 22-24 horas a uma temperatura de 38° C.
Deixe esfriar por umas duas horas e deixe descansar na geladeira por aproximadamente 24 horas antes de comer.

O natto geralmente fica descansando na geladeira por um período de 24 a 96 horas (4 dias), mas se estiver com muita vontade de provar seu natto pode fazê-lo após umas três horas de descanso.

As sobras podem ser guardadas no congelador para uso posterior. Reserve uma parte para usar na próxima vez como esporo.

Resumo

O natto é um alimento incrivelmente nutritivo que vale a pena adquirir um gosto para comê-lo.

Comê-lo regularmente pode fortalecer seu sistema imunológico e seus ossos, protegê-lo de doenças cardíacas e ajudá-lo a digerir alimentos mais facilmente.

Se você está planejando provar o natto pela primeira vez, comece com uma porção pequena, adicionando muitos condimentos e deguste devagarinho para se habituar ao seu gosto gradualmente. Nem todos gostam do seu sabor.



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