Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de março de 2017

O Tratamento holístico


Hoje vou publicar aqui um extrato do capítulo "Métodos Holísticos de Tratamentos" do meu ebook "Renascer Pela Yoga" publicado pela Amazon.

Os princípios deste tratamento são conhecidos desde a antigüidade mas infelizmente os médicos ocidentais têm ignorado as evidências em prol de remédios elaborados pelas grande casas farmacêuticas multinacionais.

O termo holístico deriva do grego Holos que significa inteiro. 

Nesta terapia o indivíduo é considerado como um todo e o curador, invés de se preocupar apenas com o órgão doente, procura as reais causas da doença. 

Este método trata do indivíduo na sua totalidade considerando o corpo, a mente e até a família.

O princípio é que o paciente é o único que pode se curar, sendo que a causa da doença se enraíza em todo o seu ser.

Deste modo a medicina holística ajuda o paciente a se tornar um elemento ativo no processo de cura. 

Ela introduziu métodos, filosofias e várias disciplinas entre elas podemos citar as seguintes:

·      A iridologia - é uma forma de diagnose (na etimologia: conhecer através da íris) na qual a análise de padrões, cores e outras características da íris permite que se conheçam as condições gerais de saúde baseada no princípio segundo o qual as alterações na íris refletem doenças específicas em órgãos.

·      A análise mineral dos cabelos ­ -O mineralograma é um exame que detecta metais pesados no organismo como o chumbo, e o alumínio que, se presentes em excesso no organismo, podem causar diversos tipos de doenças. Este exame de uma tecnologia extremamente sofisticada, revela os excessos de metais pesados e a deficiência de minerais essenciais no organismo.

·      A acupuntura - A acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas.

·      A reflexologia - A reflexologia é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo.

·      A homeopatia - Homeopatia é um método de tratamento que consiste na administração de doses mínimas do medicamento ao doente para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica.

·      As plantas medicinais que são todas as plantas que contenham substâncias com propriedades terapêuticas. Daqui surge a nutrição holistica.

·      A naturopatia - é um sistema de medicina baseado no poder de cura da natureza. Naturopatia é um sistema holístico, ou seja, os médicos naturopatas esforçam-se para encontrar a causa da doença pela compreensão do corpo, mente e espírito da pessoa.

·      O Reiki - é um sistema próprio para despertar o poder que habita dentro de nós, captando, modificando e potencializando energia.

·      O relaxamento progressivo - é uma técnica que consiste em tencionar cada parte do corpo por cerca de 10 segundos e relaxá-los por 15 a 20 segundos, prestando atenção às sensações desencadeadas.

·      O training autógeno - O treinamento autógeno é uma técnica de relaxamento baseada na auto-sugestão criada pelo psiquiatra berlinense Johannes Heinrich Schultz.

·      O Rolfing - é um sistema que alinha o corpo de acordo com o eixo de gravidade, ou seja, um fio de prumo.

·      O biofeedback ­- É uma técnica em que se aprende o controle voluntário de funções fisiológicas das quais as pessoas normalmente não tem consciência, com a finalidade de recuperar, manter ou melhorar sua saúde e/ou seus desempenhos. Isto é feito através do uso de determinados aparelhos que medem com precisão e instantaneamente como se encontra a função fisiológica em estudo, informando ao sujeito, de modo visual ou sonoro, quais os valores medidos.


A medicina holística se ocupa não só do tratamento de certas doenças mas sobretudo de manter um estado de harmonia e saúde no ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor me de a sua opiniao