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quarta-feira, 29 de março de 2017

Como A Vitamina D Ajuda a Perder Peso



A vitamina D é um micronutriente importante e traz grandes benefícios para a saúde, incluindo o aumento da imunidade  e ossos mais fortes.

Há também evidências de que ela poderia ajudar a perder peso.

Este artigo analisa em profundidade os efeitos da vitamina D sobre a perda de peso.

O que é a vitamina D?

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que você pode obter de alimentos ricos em vitamina D ou suplementos. Seu corpo também é capaz de produzí-la através da exposição ao sol.

A vitamina D é essencial para manter os ossos e dentes fortes, para manter seu sistema imunológico saudável e facilita a absorção de cálcio e fósforo. Daqui a confusão que algumas pessoas fazem entre cálcio e vitamina D.

Como a vitamina D não é encontrada naturalmente em muitos alimentos, a maioria dos profissionais de saúde recomenda tomar pelo menos de 5 a 30 minutos de sol diariamente ou tomar um suplemento para atender a quantidade diária recomendada de 600 UI (15 mcg). Eu pessoalmente sou contra os suplementos e sugiro a exposição ao sol pela manhã ou tarde.

Infelizmente, a deficiência de vitamina D afeta quase 50% das pessoas em todo o mundo.

Aqueles em risco de deficiência incluem:

Pessoas mais velhas
Bebês de colo
Pessoas de pele escura
Aqueles que tomam pouco sol
A obesidade é outro fator de risco para a deficiência. Curiosamente, algumas evidências sugerem que tomar suficiente vitamina D poderia ajudar com na perda de peso.

Pessoas em sobrepeso tendem a ter níveis mais baixos de vitamina D

Estudos mostram que um maior índice de massa corporal e percentual de gordura corporal estão associados a níveis sangüíneos deficientes em vitamina D.

Várias teorias diferentes especulam sobre a relação entre baixos níveis de vitamina D e obesidade.

Alguns afirmam que as pessoas obesas tendem a consumir menos alimentos ricos em vitamina D, explicando assim a associação.

Outros apontam para diferenças comportamentais, observando que os indivíduos obesos tendem a expor menos pele e podem não absorver tanta vitamina D do sol.

Além disso, certas enzimas são necessárias para converter a vitamina D em sua forma ativa, e os níveis dessas enzimas podem diferir entre indivíduos obesos e não obesos.

No entanto, um estudo de 2012 observou que uma vez que os níveis de vitamina D em indivíduos obesos são ajustados para o tamanho do corpo, não há diferença entre os níveis em indivíduos obesos e não obesos.


Isso indica que suas necessidades de vitamina D dependem do tamanho do seu corpo, o que significa que indivíduos obesos precisam de mais vitamina D do que pessoas de peso normal para atingir os mesmos níveis sangüíneos. Isso poderia ajudar a explicar por que as pessoas obesas são mais propensas a ter deficiência.

Curiosamente, perder peso também pode afetar seus níveis de vitamina D.

Em teoria, uma redução no tamanho do corpo significaria uma diminuição de sua exigência de vitamina D. No entanto, uma vez que a quantidade de vitamina D em seu corpo permanece a mesma quando você perde peso, seus níveis na realidade aumentariam.

E o tamanho da perda de peso pode afetar os  níveis de vitamina D.

Um estudo descobriu que mesmo pequenas perdas de peso levou a um modesto aumento dos níveis de vitamina D no sangue.


Além disso, os participantes que perderam pelo menos 15% do seu peso corporal apresentaram aumentos quase três vezes maiores do que os observados em participantes que perderam 5-10% do seu peso corporal.

Além disso, algumas evidências mostram que o aumento da vitamina D no sangue pode reduzir a gordura corporal e aumentar a perda de peso.

Níveis mais elevados de vitamina D podem ajudar na perda de peso

Algumas evidências sugerem que tomar suficiente vitamina D pode aumentar a perda de peso e diminuir a gordura corporal.

Pelo menos 20 mg / mL (50 nmol / L) é considerado um nível sangüíneo adequado para promover ossos fortes e saúde geral.

Um estudo analisou 218 pessoas em sobrepeso incluindo mulheres obesas durante um período de um ano. Todos foram colocados em uma dieta com restrição calórica e rotina de exercícios. Metade das mulheres recebeu um suplemento de vitamina D, enquanto a outra metade recebeu um placebo.

No final do estudo, os pesquisadores descobriram que as mulheres que supriram suas necessidades de vitamina D perderam mais peso, perdendo uma média de 3,2 kg a mais do que as mulheres que não tinham níveis sangüíneos adequados.

Outro estudo forneceu suplementos de vitamina D por 12 semanas a um grupo de mulheres em sobrepeso e com obesidade. No final do estudo, as mulheres não experimentaram nenhuma perda de peso, mas descobriram que os níveis crescentes de vitamina D diminuíam a gordura corporal.

A vitamina D também pode estar associada a uma diminuição no ganho de peso.

Um estudo em mais de 4.600 mulheres idosas descobriu que níveis mais elevados de vitamina D estavam ligados a menos ganho de peso entre as visitas durante o período do estudo de 4,5 anos.

Com base nesses estudos, parece que os benefícios da vitamina D relacionados ao peso vêm de aumentar seus níveis sangüíneos, ao invés da suplementação em si.

Como a vitamina D ajuda a perda de peso?

Várias teorias tentam explicar os efeitos da vitamina D sobre a perda de peso.

Estudos mostram que a vitamina D poderia potencialmente parar a formação de novas células de gordura no corpo.

Também poderia evitar o armazenamento de células de gordura, reduzindo efetivamente a acumulação de gordura. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26899162

Além disso, a vitamina D pode aumentar os níveis de serotonina, um neurotransmissor que afeta tudo, desde o humor à regulação do sono.
A serotonina pode desempenhar um papel importante no controle do seu apetite e pode aumentar a saciedade, reduzir o peso corporal e diminuir a ingestão de calorias. Veja aqui o estudo.

E por fim, níveis mais altos de vitamina D podem estar associados a níveis mais altos de testosterona, o que poderia desencadear a perda de peso. Leia mais aqui.

Um estudo de 2011 deu a 165 homens suplementos de vitamina D ou um placebo por um ano. Verificou-se que aqueles que receberam os suplementos experimentaram aumentos maiores nos níveis de testosterona do que o grupo controle.

Vários estudos têm demonstrado que níveis mais elevados de testosterona podem reduzir a gordura corporal e ajudar a sustentar a perda de peso a longo prazo.


Ele faz isso por impulsionar seu metabolismo, fazendo com que seu corpo para queimar mais calorias depois de comer. 
Poderia também bloquear a formação de novas células de gordura no corpo.

Quanta Vitamina D Você precisa?

Recomenda-se que adultos de 19-70 anos de idade tomem pelo menos 600 UI (15 mcg) de vitamina D por dia.

No entanto, os suplementos com vitamina D podem não ser um iguais paratodos, algumas pesquisas indicam que a dosagem deve ser baseada no peso corporal.

Um estudo ajustou os níveis de vitamina D para o tamanho corporal e calculou que 70-80 UI / kg são necessários para manter níveis adequados.

Dependendo do seu peso corporal, esta quantidade pode ser significativamente maior do que o limite superior estabelecido de 4.000 UI por dia.

Por outro lado, foram notificadas doses de até 10.000 UI / dia sem efeitos adversos.

Ainda assim, suplementos de vitamina D podem causar toxicidade quando consumidos em grandes quantidades. É melhor consultar o seu médico antes de ultrapassar o limite superior de 4.000 UI por dia.

Resumindo

É claro que há uma intrínseca relação entre vitamina D e peso.

Tomar suficiente vitamina D pode manter equilibrados seus níveis hormonais, pode ajudar a perda de peso e diminuir a gordura corporal.

Por sua vez, perder peso pode aumentar os níveis de vitamina D e ajudá-lo a maximizar seus outros benefícios, como manter os ossos fortes e proteger contra a doença.


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