Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de março de 2017

Como Prevenir e Curar a Osteoporose

Hoje gostaria de falar sobre um problema que atinge a maioria das pessoas na velhice: a osteoporose, uma doença metabólica que ocorre pela perda de massa dos ossos, deixando-os com uma aparência fina e porosa. Por causa disso, o número de fraturas e lesões só aumenta.


E você sabe o que contribui para a fragilidade do tecido ósseo?


Entre eles estão, o alcoolismo, o tabagismo, o sedentarismo, a falta de exposição à luz solar (nos horários recomendados), a menopausa, as doenças, os medicamentos, a falta da ingestão de cálcio, o histórico familiar entre outros fatores que são considerados de risco.


Embora essa doença afete uma grande parcela dos idosos, o surgimento de traumatismos e lesões pode acontecer em qualquer idade, seja em homens ou mulheres. Portanto, precisamos ter em mente que os ossos são como qualquer outra parte do corpo e precisam ser saudáveis.


Pensando nisso, faço algumas recomendações para auxiliar na melhora da osteoporose tomando algumas medidas.


Muitos me perguntam se o leite é uma boa fonte de cálcio? Eu respondo: justamente nesse caso é que ele faz mal, pois a maioria dos idosos tem febre interna comprovada pela pele fria e más digestões. Então o leite não é bem digerido, e consequentemente fica depositado nas articulações dos idosos, gerando os reumatismos e as fortes dores.


Há cálcio e ferro semelhante numa folha de espinafre, num punhado de quiabo e salsa do que em um litro de leite. Há 22 vez mais cálcio em uma xícara de chá de folha de amora do que em um copo de leite.


Também é importante tomar sol regularmente, pois isso fortifica os ossos, fixando a vitamina D através da pele.


E, claro a prática diária de alguma atividade física como, caminhadas ou musculação.


Conhece alguém ou você está com problemas com a osteoporose? Então, aproveite e compartilhe este material.


Adaptado de um email recebido do Dr. Jaime Bruning.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor me de a sua opiniao