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quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Prós e Contras do Consumo de Carne Vermelha

Aqui estou eu de novo para escrever sobre comida. 
E como prometido, hoje vou escrever sobre a deliciosa carne vermelha. 
Sim, eu admito; apesar de ser vegetariano por escolha, admito que uma boa bisteca ao sangue temperada apenas com sal grosso me deixa sem palavras. 
E o que dizer do cabrito? Em Londres em comia uma iguaria chamada língua de boi defumada, dissecada e salgada. Era vendida já cortadinha em fatias finíssimas, parecendo crispies e francamente é uma das coisas mais deliciosas que eu já provei. 
Humm, e na Itália, em um restaurante perto de Assis, eu comi um cordeiro ao forno com  tartufo, uma especialidade da região, que jamais vou esquecer. Isso para não falar do filet mignon argentino e da nossa famosa picanha.
Tudo isso todavia não desmente o que sabemos sobre a carne. Ela traz consigo a energia do medo e da raiva que o animal passou na hora da morte. Possui uma substancia que se chama cadaverina que faz com que a carne se deteriore a partir do momento em que o oxigênio para de fluir no sangue do animal.
A carne vermelha é possivelmente cancerígena enquanto as salsichas, lingüiças, mortadelas e todos os outros tipos de produtos feitos de carne são cancerígenos com toda a certeza.
Bacon, salame, chouriço, presunto… A longa lista vem da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), que faz parte da Organização Mundial da Saúde - OMS. O estudo foi publicado aqui.
As avaliações serão publicados oficialmente no Volume 114 do IARC Monographs, mas, entretanto, no site do IARC já apareceu um comunicado  de imprensa, juntamente com uma lista de perguntas e respostas que não deixam espaço para muitas dúvidas.
Lê-se que a carne vermelha é provavelmente cancerígena para os seres humanos (e portanto, foi incluída no grupo 2A), enquanto a carne processada e tratada foi oficialmente classificada como cancerígena (e consequentemente, no grupo 1A), com bases comprovadas.
A carne bovina traz vários benefícios para a saúde se for consumida da maneira certa. Esse alimento é muito rico em proteína, mas tem ainda outros nutrientes como vitaminas do complexo B e sais minerais. Fonte de Ferro, Zinco, Fósforo, Potássio, Magnésio e Selênio. 
O consumo da carne vermelha ajuda na saúde do coração e do sistema nervoso. Sua grande quantidade de proteína animal e de algumas vitaminas dá energia ao organismo. Além disso, ela também é capaz de fornecer todos os aminoácidos essenciais para um bom funcionamento do corpo. Já a carne suína possui um alto valor energético por ser rica em vitaminas, lipídios e proteínas e vitamina B1, B2, E e potássio.

Todos esses nutrientes porém podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal, fica então a você a escolha.  
Sem traumas, desde que seja uma escolha consciente. Eu digo que um pouco de veneno de vez em quando pode fazer mais bem do que uma abstinência forçada. Se você gosta de carne, então coma um pouco de vez em quando. Até o próximo post.

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