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terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Mágica Quinoa


 A quinoa é um dos alimentos vivos (saudáveis) mais populares do mundo.

A quinoa não contém glúten, é rica em proteínas e é um dos poucos alimentos vegetais que contêm todos os nove aminoácidos essenciais.

Também é rica em fibras, magnésio, vitaminas B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e vários antioxidantes benéficos.

 Aqui estão 10 benefícios da quinoa para a saúde:


1. Muito nutritiva


A quinoa é um grão cultivado por suas sementes comestíveis. É pronunciado Quinôa.

Tecnicamente não é um grão de cereais, mas um pseudo-cereal. Em outras palavras, é basicamente uma semente que é preparada e comida na forma de um grão.

A quinoa antigamente era uma colheita importante no império Inca. Eles se referiam a ela como a "mãe de todos os grãos" e acreditavam que ela fosse sagrada.

Tem sido consumida por milhares de anos na América do Sul, especialmente no Peru, embora só tenha se tornado moda e atingido o status de superalimento há alguns anos.

Atualmente você pode encontrar quinoa e produtos feitos com ela em todo o mundo, especialmente em lojas de alimentos saudáveis ​​e restaurantes que enfatizam alimentos naturais.

Existem três tipos principais de quinoa: branca, vermelha e preta.

Quinoa - vermelha, branca e preta


Este é o conteúdo de nutrientes em 1 xícara de quinoa (185 gramas). Isto aplica-se à quinoa cozida:

Proteína: 8 gramas.
Fibra: 5 gramas.
Manganês: 58% da RDA. (recommended daily allowance – ração diária recomendada estabelecida pela Food and Nutrition Board of the National Academy of Sciences.)
Magnésio: 30% da RDA.
Fósforo: 28% da RDA.
Folato: 19% da RDA.
Cobre: ​​18% da RDA.
Ferro: 15% da RDA.
Zinco: 13% da RDA.
Potássio: 9% da RDA.
Mais de 10% da RDA para as vitaminas B1, B2 e B6.
Pequenas quantidades de cálcio, B3 (niacina) e vitamina E.
Contém um total de 222 calorias, com 39 gramas de carboidratos e 4 gramas de gordura. Ela também contém uma pequena quantidade de ácidos graxos ômega-3.

2. A quinoa é não-OGM, sem glúten e geralmente cultivada organicamente. 

Mesmo que tecnicamente não seja um grão, ela ainda conta como um alimento de grãos inteiros.

Cientistas da NASA têm olhado para ela como uma cultura adequada a ser cultivada no espaço, principalmente por causa em seu alto conteúdo de nutrientes, a facilidade de seu uso e por ser fácil de cultivar.

O ano de 2013 foi declarado de "O Ano Internacional da Quinoa" pelas Nações Unidas (ONU), por causa de seu alto valor nutricional e potencial para contribuir para a segurança alimentar mundial.

Os efeitos sobre a saúde dos alimentos vivos vão muito além das vitaminas e minerais aos quais que estamos familiarizados.

Existem milhares de nutrientes neles, alguns dos quais são extremamente saudáveis.

Isso inclui moléculas interessantes chamadas flavonóides, que são antioxidantes vegetais que têm demonstrado ter todos os tipos de efeitos benéficos sobre a saúde.

Dois flavonóides que foram particularmente bem estudados são quercetina e kaempferol, e eles são encontrados em grandes quantidades na quinoa.

Na verdade, o teor de quercetina da quinoa é ainda maior do que nos alimentos típicos de alta quercetina, como as airelas.

Estas moléculas importantes demonstraram ter efeitos anti-inflamatórios, anti-virais, anti-câncer e anti-depressivos em estudos com animais.

3. Tem muita fibra, muito mais do que a maioria dos grãos


De acordo com uma pesquisa de 2013, cerca de um terço das pessoas nos EUA estão atualmente tentando minimizar ou evitar o glúten.

Uma dieta sem glúten pode ser saudável, desde que se baseie em alimentos que são naturalmente sem glúten.

Os problemas surgem quando as pessoas comem "sem glúten" alimentos feitos com amidos refinados.

Estes alimentos não são melhores do que os que contêm glúten porque junk food sem glúten ainda é lixo.
Estudos têm demonstrado que usar quinoa em vez de ingredientes sem glúten típico tapioca, batata, milho e farinha de arroz, pode aumentar drasticamente o valor nutriente e antioxidante da dieta.

4. Contém todos os aminoácidos.


Alguns deles são chamados de "essenciais", porque não podemos produzi-los e precisamos obtê-los da dieta. Se um alimento contém todos os aminoácidos essenciais, ele é visto como uma proteína "completa".
O problema é que muitos alimentos vegetais são deficientes em certos aminoácidos essenciais, como a lisina. 
No entanto, a quinoa é uma exceção a isso, porque contém todos os aminoácidos essenciais.
Por esta razão, é uma excelente fonte de proteína. Tem mais proteína de qualidade do que a maioria dos grãos.
Com 8 gramas de proteína de qualidade por xícara, a quinoa é uma excelente fonte de proteína à base de plantas para vegetarianos e veganos.

5. Tem um baixo índice glicêmico, o que é bom para o controle de açúcar no sangue.


O índice glicêmico é uma medida de quão rapidamente os alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue.
Se sabe que comer alimentos com elevado índice glicêmico pode estimular a fome e contribuir para Obesidade.
Esses alimentos também têm sido associados a muitas doenças crônicas, ocidentais muito comuns hoje em dia, como diabetes tipo 2 e doença cardíaca. A quinoa tem um índice glicêmico de 53, que é considerado baixo.

6. Muitos minerais importantes como o ferro e o magnésio.


A dieta moderna que as pessoas tende a ser pobre em muitos nutrientes. Isso é particularmente verdadeiro quando se trata de alguns minerais, como o magnésio, potássio, zinco e (para as mulheres) o ferro.
Porém a quinoa é muito rica em todos os 4 minerais. É particularmente rica em magnésio, tendo um copo cerca de 30% da RDA.
O problema é que também contém uma substância chamada ácido fítico, que pode ligar estes minerais e reduzir a sua absorção. No entanto, fazendo a quinoa germinar na água antes de cozinhá-la, você pode reduzir o teor de ácido fítico e tornar esses minerais mais disponíveis.
A quinoa também é bastante rica em oxalatos, que podem reduzira absorção de cálcio e pode causar problemas para certos indivíduos com recorrentes pedras nos rins. Não precisamos exagerar, como sempre.
Embora isso precise ser estudado mais completamente, eu encontrei dois estudos (um em humanos, e outro em ratos) que examinou os efeitos sobre a saúde metabólica.O estudo humano descobriu que o uso de quinoa em vez de pães e massas sem glúten reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue, insulina e triglicerídeos. O estudo em ratos descobriu que a adição da quinoa em uma dieta rica em frutose inibe quase completamente inibido os efeitos negativos da frutose.

8. Muito rica em antioxidantes


A quinoa também é muito rica em antioxidantes.
Antioxidantes são substâncias que neutralizam os radicais livres e acredita-se que ajudam a combater o envelhecimento e muitas doenças. Um estudo analisou antioxidantes em 10 alimentos: 5 cereais, 3 pseudocereals e 2 legumes. A quinoa tem o maior teor de antioxidantes de todos os 10.
As sementes germionando aumentam o conteúdo de antioxidantes ainda mais.

9. Pode ajudá-lo a perder peso


Para perder peso, precisamos ingerir menos calorias do que queimamos. É sabido que certas propriedades dos alimentos podem facilitar este processo, quer aumentando o metabolismo (aumentando as calorias que saem) ou reduzindo o apetite (Abaixando calorias que entram).
Curiosamente, a quinoa tem várias destas propriedades.
Ela é rica em proteína, que pode tanto aumentar o metabolismo e reduzir o apetite significativamente. A alta quantidade de fibra também ajuda a aumentar os sentimentos de saciedade, fazendo com que você ingira menos calorias em geral.
O fato da quinoa tem um baixo índice glicêmico é outra característica importante.
Fibra, proteína e baixo índice glicêmico. Estas propriedades são todas ligadas à perda de peso e melhoria da saúde.


10. Fácil de incorporar na dieta


O último não é um benefício para a saúde, mas é incrivelmente importante. É o fato de que quinoa seja muito fácil de incorporar em sua dieta.

É também saborosa e vai bem com muitos alimentos. Você pode comprar quinoa na maioria das lojas de alimentos saudáveis ​​e nos melhores supermercados. 
Ela cozinha em 15-20 minutos: Cozinhe-a como um arroz. 
Se bem feita, deve ter um sabor suave, deve ser perfumada e agradável ao paladar. 
A quinoa é um dos alimentos os mais saudáveis ​​e os mais nutritiva no planeta. Isso é um fato.

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