Pesquisar este blog

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Dieta Desintoxicante


Hoje vou publicar aqui minha famosa dieta desintoxicante. 
É uma dieta antioxidante e desintoxicante.
É muito útil para fortalecer o corpo, a mente e a alma.
Ela foi iniciada como parte do meu TCC e foi com grande prazer que acabei descobrindo uma nova, natural e leve maneira de desintoxicar o corpo, a mente e a alma. 
Eu iniciei com um Menu Paleo por 2 dias. 
A dieta paleo – ou paleolítica- é baseada unicamente no consumo de frutas, verduras e carne. Nenhum tipo de alimento processado pode ser inserido nessa dieta.
Inseri nela os princípios da nutrição holística e escolhi os alimentos baseando-me nos seus valores energéticos sutis, além de seus valores nutricionais.
Este é um clássico exemplo de nutrição holística porque alia uma dieta energeticamente balanceada com yoga e meditação para obter um resultado realmente surpreendente. 
É por aqui que qualquer um deve começar um plano alimentar: Desintoxicando o organismo.
É formada por 3 refeições por dia mais 2 lanches.

Atenção!

Esta é uma dieta de 1500 calorias por dia, com uma percentual de  55% de carboidratos 30% de proteínas e 15% de gorduras. Portanto não é ideal para qualquer um. Apesar de ser uma dieta estudada para durar apenas 3 dias, não é aconselhável começar uma dieta sem acompanhamento de um profissional qualificado. Por favor compreendam que está é apenas uma explanação da dieta holística. Do ponto de vista sutil não há contraindicações mas para estabelecer quantas calorias você precisa consumar por dia são necessários alguns cálculos. Como por exemplo seu IMC, quanto você gasta em calorias por dia, suas condições de saúde e outras ponderações que precisam ser feitas pessoalmente. A prática das ásanas pode ser feita de manhã ou á noite. Eu faço antes de dormir porque me relaxa e ajuda a dormir melhor. No final do artigo eu explico a prática específica para a desintoxicação do organismo.

Primeiro dia


Café da manhã
Mingau com 50 gramas de aveia e uma colher de sopa de mel 205 calorias
1 pera 100 kcal (carboidratos)
1 ovo cozido (gordura e proteínas)
Total de calorias 375
Brunch
I fatia de queijo branco (30 gramas- 66 kcal)
1 fatia de pão integral 100 kcal
Total de calorias: 166
Almoço
Uma porção de bulgur (180 gramas – 150 kcal) Tem o dobro das proteínas do arroz. Ou uma porção de arroz parboilizado (180 kcal e menos da metade dos nutrientes do bulgur.)
6 anchovas (48 kcal)
Uma porção de brócolis ( 25 kcal)
1 colher de sopa de azeite (120 kcal)
Total de calorias: 343
Lanche
1 maçã média (80 kcal)
 5 anchovas (40 kcal)
2 colheres e hommus (50 kcal) Rico em proteínas e fibras
1 pão francês sem miolo 80 kcal
Total de calorias: 250
Jantar
Uma porção de bulgur 135 kcal
1 porção de brócolis 25 kcal (1 colher de azeite 120 kcal)
100 gramas de yogurte grego que contém seja carboidratos que proteínas (100 kcal)
Total de kcal: 480
Total de calorias no dia 1530 (+ ou -)

Segundo Dia


Café da manhã
100 gramas de yogurte grego – 100 kcal
4 fatias de melão 80 kcal
80 gramas de aveia 60 kcal em 200 ml de leite integral (116 kcal)
Total: 354 calorias
Brunch
4 fatias de melão 80 kcal
6 fatias de salame italiano (15 gramas) 60 kcal
1 fatia de pão integral 70 kcal
Alface e tomate à vontade (em torno de 20 kcal)
Total 230 kcal
Almoço
100 gramas de couve de bruxelas 36 kcal (sem óleo) uma colher de azeite contém 120 kcal
Uma porção de arroz 58 kcal (cozido na pressão, sem óleo)
Uma porção de feijão 96 kcal (+ o Óleo = 120 kcal)
Uma sobrecoxa de frango assada sem pele (140 kcal) (1 filé de frango médio conté 160 kcal)
Total de calorias 540
Lanche
Duas bolas de sorvete a gosto (fruta 70 kcal – crème 100 kcal)
Jantar
10 gramas de sementes de abóbora sem sal 60 kcal
3 castanhas-do-pará 100 kcal
1 porção de abobrinha gerlhada com uma colher de azeite (cru) 140 kcal
Total calorias  400
Se ainda tiver fome inclua uma salada de tomate e alface (ou couve mantiga crua = 27 kcal por cada 100 gramas) com suco de limão, dal e pimenta-do-reino.
Total de calorias no dia: 1520 (+ ou -).

A verdadeira desintoxicação começa no terceiro dia. 


Terceiro dia


Café da manhã
2 ovos fritos (240 kcal) em óleo de girassol e verduras grilhadas (60 kcal)
1 xícara de chá
Total calorias: 300
Brunch
1 maçã 60 kcal e 1 banana maçã 87 kcal = 147 kcal
Almoço
Frango assado  (140 kcal) com aspargos grelhados, cabutiá (contra a prisão de ventre) grielhada com casca e pimentões. (40 kcal) = 180 kcal
Aspargos: Alimento nutritivo e saboroso, o aspargo é uma excelente fonte de ácido fólico, sendo ideal para complementar dietas de mulheres durante a gestação, pois previne o desenvolvimento de problemas no tubo neural do bebê. Além disso é rico em betacaroteno, vitamina C, K e do complexo B, magnésio, manganês, fósforo e fibras. Devido à presença de fibras e ao baixíssimo valor calórico, o alimento é ideal para quem está em busca do emagrecimento com saúde.
Possui ainda ação diurética, auxiliando também no combate de radicais livres e do envelhecimento precoce. O alimento age ainda como anti-inflamatório, combatendo a artrite, asma e doenças autoimunes. O aspargo possui glutationa, um poderoso antioxidante que age no nosso corpo junto aos presentes na vitamina C.
Seu consumo também ajuda na luta contra o câncer na bexiga, mama, cólon, pulmão, próstata, ovário entre outros, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que, em conjunto, combatem a inflamação crônica e de oxidação das células que, como já é comprovado pela ciência, podem conduzir a uma grande variedade de tipos de câncer.
Além de todos os benefícios já citados, o consumo de aspargos ajuda, devido a presença do folato, a manter o sistema cardiovascular saudável, pois regula o aminoácido homocisteína – que em níveis elevados pode ser um fator de risco alto na doença cardíaca.
A vitamina K, presente no alimento, é essencial para a síntese da osteocalcina, proteína que fortalece a composição dos ossos, além de impedir o acúmulo de cálcio no tecido – que causa a aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.
A couve:  A couve possui propriedade antioxidante, ou seja, neutraliza os radicais livres, combatendo a oxidação das estruturas celulares e, assim, prevenindo doenças como o câncer, doenças cardíacas e de pele, além de auxiliar no bom funcionamento das funções cerebrais e prevenir o envelhecimento precoce.
Mais benefícios
Ajuda a regular o funcionamento do metabolismo;
Aumenta a disposição;
Reduz o inchaço e melhora a textura da pele;
Possui ação anti-inflamatória e cicatrizante;
Auxilia na fixação de cálcio nos ossos;
Combate a anemia;
Ajuda a diminuir o colesterol ruim;
Auxílio no tratamento de gastrite e úlcera;
Facilita a digestão;
Auxilia no bom funcionamento do trato intestinal;
É indicado no tratamento de casos de cálculos e inflamações renais.
Lanche da tarde
Nada. Se tiver fome, coma agora algumas fatias de abacaxi e não coma fruta no jantar.
Jantar 
Entre 6 e 7 da tarde
Uma abobrinha grelhada e temperada com azeite cru (140 kcal), uma salada mista sem tempero (20 kcal), 3 fatias de queijo (200 kcal) com abacaxi à vontade (24 kcal por fatia)
Um pequeno pedaço de chocolate amargo (melhora a circulação do sangue, o humor, aumenta nossa energia, melhora a visão. É rico em flavonoides). 130 kcal
Um café adoçado com açúcar mascavo (15 kcal) (contém vitaminas A e B ferro magnésio potássio antioxidantes e fibra. Tem menos calorias do que o açúcar branco).
Total calorias jantar 529
Total de calorias no dia 1060 (+ ou -)
A este ponto você pode se sentir inchado, talvês com um pouco de dor de cabeça e liberando gases. Não se preocupe, é seu organismo reagindo à dieta e se esforçando para eliminar os venenos acumulados ao longo de anos de dieta errada.
Tome uma colher de chá de bicarbonato em meio copo de água se necessário para ajudar na limpeza intestinal. Este é o momento da faxina.
Deixe passar duas horas do jantar e pratique yoga como indicado abaixo.

Exercícios de recarga energética

Assista a este vídeo para aprender como se recarrega o corpo fazendo os exercícios de recarga ensinados por Paramhansa Yogananda.
Inicie com a oração:
"O espírito infinito! Recarrega o meu corpo com a Tua energia cósmica; a minha mente com a tua concentração e a minha alma com a Tua alegria sempre nova. Oh eterna Juventude do corpo e da mente! Habite em mim para sempre! Para semrpe! Para sempre! OM! Shanti Shanti Shanti!"
Estes exercícios são poderosos para recarregar energeticamente nossos corpos físico e astral além de liberar as toxicas acumuladas no dia-a-dia e aquecer os músculos para a práticas das ásanas. Para saber mais sobre os exercícios de recarga clique aqui para um bom texto em inglês.

Utkatasana


Postura do poder e da ferócia. Esta postura fortalece os calcanhares; joelhos; as panturrilhas e é terapêutica para os pés. Fortalece os quadricípedes e os isquitoibiais; a coluna além de dar flexibilidade a todo o corpo incluindo o coração o diafrágma e os órgãos abdominais. 
Estimula o chacra da raíz (Muladhara) o que te ajuda a encontra o seu sentido na vida fortalece suas raízes e ajuda a encontrar nutrição física e espiritual.
Se relaxe por 2 minutos em pé e continue com a segunda ásana.

Paschimottanásana.


Esta postura alonga as costas e queima as gorduras abdominais. Cura constipações; desinflama o nervo ciático e revigora o sistema nervoso. Estimula o terceiro chakra (manipura) e equilibra o prana no corpo. Calma a mente e melhora a concentração.
Relaxe 2 minutos e execute a terceira postura.

Yogásana.


Esta postura também alonga a parte lombar e a espinha mas além de ser mais fácil de executar do que a precedente, ela potência os efeitos de Paschimottanasana e alonga a anca as coxas os joelhos, os calcanhares e melhora a circulação. Massageia os órgãos internos reduzindo a gordura da barriga e fortalece os pulmões. Estimula a circulação no cérebro e aumenta a capacidade de concentração imaginação e criatividade.

Se deite na postura do defunto e se relaxe por 2 minutos.

Pratique alguns pranayamas. 
Se relaxe e vá dormir.
Provavelmente você irá ao banheiro várias vezes mas se sentirá como um tigre nos dias seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor me de a sua opiniao