Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Nutricionista Holistico

Como aliar o prazer de comer com uma saúde perfeita?

Um Nutricionista trata os problemas alimentares á partir de um ponto de vista físico, isto é, receita dietas para equilibrar os valores nutricionais ao consumo energético do paciente, considerando as várias condições particulares de cada indivíduo, como possíveis alergias, intolerâncias, o ambiente em que vive, seus gostos pessoais, sua situação sócio-econômica e assim por diante.
O Nutricionista Holístico por sua vez considera as desarmonias que podem dar origem aos problemas alimentares e às várias disfunções do organismo usando uma abordagem holística.
A maior parte dos problemas ligados à má alimentação ou à alimentação errada têm uma base emocional. Os alimentos têm a função não apenas de nutrir mas também de confortar, alegrar, suprir deficiências emocionais, carências afetivas. Eles são usados como forma de compensação para lacunas que temos em nosso ser, para alegrar a alma, para melhorar o humor, para socializar (quando se vai ao restaurante ou lanchonete).
O nutricionisa holístico tem por objetivo harmonizar o prazer de comer com uma saúde perfeita, um corpo harmonioso e uma mente livre de bloqueios. Ele além de conhecer os valores nutricionais dos alimentos, conhece também seus valores energéticos sutis, a energia vital universal (ki, prana, chi) presente em cada um deles. Esta energia faz toda a diferença.
A abordagem do nutricionista holístico á dieta é holística, ou seja, completa. Invés de receitar dietas temporárias que aliviam mal-estares como  sobrepeso e obesidade, ele trabalha conjuntamente com o cliente para mudar seus inputs mentais, suas emoções, para remover bloqueios energéticos e assim mudar harmoniosamente seus hábitos alimentares e progressivamente adquirir seu peso ideal.
Aqui o indivíduo não é considerado um paciente, ou aquele que espera passivamente que o profissional resolva seu problema de saúde mas alguém que atua ativamente na sua própria cura. Um tratamento não é imposto mas sim compartilhado com o cliente, várias soluções são estudadas e diferentes propostas são oferecidas para encontrar a que melhor solução para cada caso. Desta forma a pessoa pode continuar sozinha sua dieta sem ter que retornar periodicamente ao nutricionista holístico para novas consultas.
O tratamento holístico alimentar é educativo, construtivo, transformador. Por ser holístico ele transforma o estilo de vida do cliente, seus gostos, o ajuda a descobrir suas aptidões, seus talentos, em muitos casos o paciente muda até mesmo de profissão, de casa, muda seu modo de se relacionar com as pessoas, com a vida e com sua espiritualidade.
O terapeuta holístico têm a missão de ajudar quem o procura a harmonizar seu próprio ser e o nutricionista holístico especificamente aconselha seus clientes a administrar suas emoções, aptidões, desejos e energias para equilibrar sua dieta e obter um corpo saudável como templo para uma alma e uma mente igualmente saudáveis.
Eu particularmente associo a prática de yoga e meditação à uma dieta energeticamente balanceada para obter resultados surpreendentes do ponto de visa seja físico que mental e espiritual.

Eu pessoalmente desenvolvi a dieta equilibrium. É uma dieta focada na abordagem holística e compreende a alimentação correta e balanceada de certos elementos com a prática de específicas ásanas para uma desintoxicação rápida e natural do organismo. Ela elimina as toxinas e energiza o corpo sem que o cliente passe fome ou se prive dos elementos essenciais para uma nutrição correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor me de a sua opiniao