Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Swami Kriyananda encontra Paramhansa Yogananda

"O Mestre vai recebê-lo em seguida." Disse a secretária.

Pouco tempo depois eu fui acompanhado a uma pequena sala de estar.
O Mestre estava lá, falando com um discípulo com uma túnica branca. Como o jovem estava prestes a sair, ele se ajoelhou para tocar os pés do Mestre. Este era, como eu aprendi do livro de Yogananda, um gesto tradicional de reverência entre os indianos; é conferido aos pais e a outras pessoas idosas e especialmente a um guru. Um momento depois, o Mestre e eu estávamos sozinhos.

Que grandes olhos brilhantes agora cumprimentaram-me! Que compassiva doçura em seu sorriso! Nunca antes tinha visto tanta beleza divina em um rosto humano. O Mestre sentou-se em uma cadeira, e me indicou um sofá ao lado dele.

"O que eu posso fazer por você?" Pela terceira vez naquele dia eu ouvia essas mesmas palavras gentis. Mas desta vez eram repletas de significado!

"Eu quero ser seu discípulo!" A resposta brotou do meu coração irresistivelmente. Nunca tinha imaginado que teria proferido tais palavras a outro ser humano.

O Mestre sorriu gentilmente. Seguiu-se uma longa discussão, intercalada por longos silêncios, durante os quais ele ficava com os olhos meio abertos, meio fechados "lendo" a mim, como eu bem sabia.

Eu orava desesperadamente em meu coração: "Você tem que me pegar! Eu sei que você conhece os meus pensamentos. Eu não posso dizê-los com palavras; Eu explodo em lágrimas. Mas você tem que me aceitar. Você tem!"

No início da conversa, ele me disse, "eu concordei em vê-lo só porque a Mãe Divina me mandou. Eu quero que você saiba disso. Não é porque você veio de tão longe. Duas semanas atrás, uma senhora veio aqui da Suécia depois de ler o meu livro, mas eu não a recebi. Eu só faço o que Deus me diz para fazer. "Ele reiterou," A Mãe Divina me disse para recebê-lo. "

"Mãe Divina", como eu já sabia da leitura de seu livro, era a forma como muitas vezes ele se referia a Deus que segundo ele, abrange tanto o os princípios masculino quanto feminino.

Seguiu-se uma discussão sobre meu passado. Ele parecia estar satisfeito com minhas respostas, e com a minha veracidade. "Eu já sabia disso", ele observou uma vez, indicando que ele só estava me testando para ver se eu poderia responder-lhe com sinceridade. Mais uma vez um longo silêncio, enquanto eu orava ardentemente para ser aceito.

"Eu estou aceitando menos pessoas agora", disse ele.

Engoli em seco. Esta observação era destinada a preparar-me para uma decepção?

Eu disse a ele que eu simplesmente não conseguia me ver  no casamento ou em uma vida mundana. "Eu tenho certeza que é bom para muitas pessoas", eu disse, "mas para mim eu não quero isso."

Ele balançou sua cabeça. "Não é tão bom para ninguém como as pessoas declaram. Deus é a única resposta para todos. Qualquer coisa a menos é um compromisso." Ele passou a me contar algumas histórias das desilusões que havia testemunhado. Então, novamente, o silêncio.

Em um ponto na nossa discussão ele me perguntou o que eu tinha achado de seu livro.

"Oh, é maravilhoso!"

"Isso", ele respondeu simplesmente: "é porque ele tem minhas vibrações."

Vibrações? Eu nunca tinha pensado em livros como tendo "vibrações". Claramente, no entanto, eu tinha achado seu livro quase vivo em seu poder de transmitir não apenas idéias, mas um novo estado de consciência.

Incongruente, mesmo absurdamente, agora me ocorreu que ele poderia estar mais disposto a me aceitar se ele sentisse que eu poderia ser de alguma utilidade prática para o seu trabalho. E o que eu sei? Só escrever. Mas isso, com certeza, era melhor que nada. Talvez ele precisasse de pessoas com habilidades de escrita. Para demonstrar essa capacidade, eu disse:

"Senhor, eu encontrei vários infinitivos divididos em seu livro." Vinte e dois anos de idade, literariamente inexperiente, mas já é um editor! Eu nunca me esqueço esta gafe! Mas o Mestre levou aquilo com um sorriso surpreso, bem-humorado. O motivo da minha observação era transparente para ele.

Mais silêncio.

Mais orações.

"Tudo bem", disse ele, por fim. "Você tem um bom karma. Você pode se juntar a nós. "

"Ah, mas eu posso esperar!" Eu deixei escapar, esperando que ele não estivesse me laceitando só porque eu ainda não tinha encontrado qualquer outro lugar para viver.

"Não", ele sorriu. "Você tem um bom karma, caso contrário eu não o aceitaria."

Olhando para mim agora com profundo amor, ele disse: "Eu lhe dou meu amor incondicional."

Promessa imortal! Eu então não podia nem começar a entender a profundidade do significado dessas palavras.

"Você vai me dar o seu amor incondicional?"

"Sim!"

"E será que você também me dará sua obediência incondicional?"

Desejando desesperadamente a sua aceitação, eu tinha que ser totalmente honesto. "Suponha que, em algum momento", eu perguntei, "Eu acho que está errado?"

"Eu nunca vou pedir qualquer coisa a você", ele solenemente respondeu: "que Deus não me diga para pedir."

Ele continuou: "Quando eu conheci meu mestre, Sri Yukteswar, ele disse-me:
'Permita-me de puni-lo.'
'Por que, Senhor?" Perguntei.
"Porque", respondeu ele, "no início do caminho espiritual a vontade é guiada por caprichos e fantasias. O meu também era, continuou Sri Yukteswar, 'até que eu conheci o meu guru, Lahiri Mahasaya. Foi somente sintonizando a minha vontade ao acaso com a sua vontade guiada pela sabedoria que eu encontrei a verdadeira liberdade".
"Da mesma forma, se você sintonizar sua vontade com a minha, você também vai encontrar a liberdade. Agir seguindo somente a inspiração de seus caprichos e fantasias não é liberdade, mas escravidão. Somente fazendo a vontade de Deus você pode encontrar o que você está procurando. "

"Eu entendo", eu respondi pensativo. Então, do meu coração eu disse: "Eu lhe dou minha obediência incondicional!"

Meu guru continuou: "Quando eu conheci meu mestre, ele me deu o seu amor incondicional, como eu te dei o meu. Ele então me pediu  para amá-lo da mesma maneira, incondicionalmente. Mas eu respondi: 'Senhor, e se eu alguma vez achar que é menos que um Cristo? Poderia eu ainda te amar da mesma forma? 'Meu mestre me olhou com severidade. "Eu não quero o seu amor", disse ele. "Ele fede! '"

"Eu entendo, senhor", assegurei a ele. Ele acertou  no coração da minha maior fraqueza: a dúvida intelectual. Com profundo sentimento eu lhe disse: "Eu te dou meu amor incondicional!"

Ele passou a me dar várias instruções.

"Agora então ajoelhe-se diante de mim."

Eu ajoelhei. Ele me fez repetir, em nome de Deus, Jesus Cristo, e do resto da nossa linha de gurus os votos de discipulado e da renúncia. Em seguida, ele colocou o dedo indicador da mão direita no meu peito sobre o coração. Por pelo menos dois minutos o braço vibrava quase violentamente. Incrivelmente, a partir daquele momento, a minha consciência de alguma maneira todo-penetrante foi transformada.

Eu deixei sua sala de entrevistas em um estado de ofuscação. Norman, quando soube que eu tinha sido aceito, me abraçou carinhosamente. Era incomum, para dizer o mínimo, que alguém pudesse ser aceito tão rapidamente. Alguns instantes depois, o mestre saiu de trás da cortina aberta na plataforma de palestras. Sorrindo para nós em silêncio, ele disse:

"Temos um novo irmão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor me de a sua opiniao