Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Como Lidar Com Um Narcisista

Os narcisistas fingem chorar, fingem lágrimas, fingem empatia, fingem charme, fingem doenças,fingem emoções, arrependimento, sensibilidade, fingem se preocupar, fingem trabalhar, fingem educação, fingem força, fingem amor, fingem culpa, fingem caráter, fingem amizade, fingem apelo, fingem camaradagem..

Baseado em tudo o que se sabe sobre a natureza humana, tudo o que já foi registrado, existem reais possibilidades de que você tenha encontrado um narcisista em sua vida. De acordo com pesquisas recentes, o narcisismo está galopando nos dias de hoje. E para complicar mais as coisas, os narcisistas não são iguais. Em nossas vidas, não só encontramos muitos narcisistas mas vamos encontrar muitos tipos diferentes deles.

Felizmente, muitos desses narcisistas são fáceis de detectar, e ainda mais fáceis de ignorar. Quero dizer, o objetivo principal do narcisista é ser notado, certo? Se levantam e dizem: "hei - olhem para mim!"  Se os ignorar você já venceu a batalha. Mas muitos narcisistas não podem simplesmente ser ignorados, alguns fazem parte de sua família, pode ser o seu chefe ou algum amigo muito próximo. Alguns deles são tão sutis que os chamo de narcisistas silenciosos.
O narcisismo até um certo ponto é totalmente normal, saudável e funcional. É justo ter um certo orgulho de quem você é e o que você faz. O orgulho não quer dizer automaticamente um transtorno de personalidade. Eu mesmo sou um narcisista até um certo ponto, eu tenho que ser para manter vários blogs na internet.

O tipo de narcisista do qual eu quero falar hoje é aquele que voa abaixo do radar de nossas vidas sem que nós sequer o vejamos. Ele se infiltra em nosso cérebro e causa estragos a níveis que nós nem sequer compreendemos. O "narcisista silencioso" é o ninja cerebral que cria insegurança, auto-aversão, e espalha a depressão como um requeijão nos pães de nossas vidas. Eu quase posso garantir que você tem um desses narcisistas em sua vida e nem sequer percebe isso.

 Então, o que qualifica alguém como um "Narcisista silencioso"?


Os narcisistas, em geral, prosperam sobre um par de princípios básicos. 
Primeiro, eles precisam que você se sinta mal sobre si mesmo para construir-se. 
Fazem isso apontando todas as falhas que você pode ou não pode ter. Mesmo em tom de brincadeira. Todos nós temos aquele amigo que gosta de tirar sarro de nós, mas ele se safa porque é seu amigo. "Se um estranho me dissesse isso, eu reagiria de forma diferente", você pensa. Isso é verdade até certo ponto, e um pouco de gozação entre amigos é normal. O narcisista silencioso, no entanto, faz com que essas piadas representem quem você é para eles. É quase como se eles desenvolvessem um "papel" para você e te prendessem a ele. Talvez você seja o "idiota legal" ou o "amigo chato". Seja qual for o caso, o narcisista silencioso vai colocá-lo em uma gaiola que achar que seja boa para você e vai mantê-lo lá.

Outro aspecto básico do narcisista é que ele tem uma necessidade constante de estar certo. 
O narcisista geralmente, por pura vontade de conversar, tenta rebater qualquer coisa que você disser para fazer você ficar mudo. Os narcisistas são famosos por mostrar suas habilidades pessoais, simplesmente porque a atenção é o que eles desejam. 
Narcisistas silenciosos realizam esta façanha engajando-se em tendências agressivas passivas. Coisas como limpar o que você sujou sem que você perceba (obviamente antes que você tenha a chance de fazê-lo sozinho) ou apontar regularmente seus erros mais simples. Eles não o farão com muita freqüência, porque isso seria muito descarado e óbvio. O narcisista silencioso quase nunca menciona essas pequenas coisas, ele só faz isso na tentativa de fazer você se sentir impotente e incapaz. Mais uma vez, o objetivo é te por para baixo.

O narcisista silencioso vai projetar suas próprias imperfeições em você. 
Isso remonta à personalidade "lanterna" que ninguém precisa na vida. Basicamente, apontando as coisas que estão erradas em você, que também estão erradas neles, diminuem o impacto de suas próprias falhas. Se você comer um biscoito, o narcisista silencioso vai fazer um comentário casual sobre seus planos de dieta e de como você "abandonou sua dieta de novo" (enquanto come o mesmo biscoito). Faz qualquer coisa para não encarar suas próprias imperfeições, mas mantendo uma falsa sensação de domínio sobre você.

Então, como você lida com o narcisista silencioso?

As respostas simples para esta pergunta podem ser "bater-lhe na cabeça com uma ferramenta" ou "nunca falar com ele novamente." Mais uma vez, eu nunca aconselho a violência, e às vezes você não pode simplesmente cortar alguém fora de sua vida (parentes). Então, aqui estão as coisas a serem feitas para lidar efetivamente com os narcisistas silenciosos:

* Quando eles zombam de você - Zombe deles também. Use o mesmo tom casual, um comportamento desligado, e as mesmas ações não-agressivas que eles usam quando curtem com sua cara - para não parecer defensivo. Então, esteja pronto para revidar imediatamente. Se há uma coisa que um narcisista não suporta, é ter a mesa virada sobre ele. Quanto mais casual você for nas suas respostas, mais inquietante será para o narcisista. Você vai ver o quão rápido ele vai parar de tirar sarro de você.

* Quando eles fazem as coisas passivo-agressivas e não dizem nada sobre isso, diga algo a propósito. Pergunte por que eles fizeram aquilo, diga algo para se defender. Se você deixou um copo na mesa e magicamente o encontra na pia, faça o narcisista notar que você ia usá-lo de novo.

* Quando eles apontam uma falha comum em você, faça-os notarem que eles cometem a mesma falha. Não há desculpa para deixar alguém ser hipócrita apenas para alimentar seu próprio ego. Mais uma vez, veja o quão rápido o narcisista pára de apontar as coisas.


Se você tomar essas atitudes simples, você vai notar que uma coisa incrível vai acontecer: você não tem que remover o narcisista de sua vida - ele se retira da sua. É como o câncer que se auto-cura.

Um comentário:

  1. Muito boas as dicas para se lidar com um narcisista. Recentemente eu tive um amigo assim. Ele surgiu do nada e praticamente agiu com todas das fórmulas apontadas pela psicologia para a personalidade narcisistica. De repente, virei a pessoa mais importante pra ele, a companhia perifeita e diária, muitos assuntos e interesses comuns, noitadas etc. Até que também aparecem do nada velhos amigos dele e o inferno começou. Aguentei tudo o que pude por muito tempo até que comecei a ser tão torturado por ele e seus comparsas de narcisismo que percebi que havia algo de errado e comecei a reagir com críticas de volta, que o deixavam furioso. Até que num belo dia ele fica estranho e passa a diminuir o nosso contato, o que me deixa preocupado em ter feito algo errado, especialmente porque bebo muito e poderia ter falado algo no momento da embriaguez. No entanto, descobri que ele estava de vítima nova e que incrivelmente era pessoa com caracteristicas comportamentais e metalidade completamente opostas das que ele apreciava e justatamente as que ele mais odiava nas pessoas e criticava em mim ao menor sinal de que eu as possuía. E a incrivel diferença de tratamento que ele dava a esse novo amigo tão diferente. Dia seguinte a essa descoberta, fui enviar a uma amiga uma msg relatando esse fato estranho e inusitado, não sem falar criticamente sobre a mudança radical de atitude do meu super vaidoso amigo, mas acabei por enviar a tal msg a ele e nao a ela. Ele simplesmente parou de falar comigo imediatamente e cortou todo contato, como se eu não existisse. ou seja, essas dicas acima são perfeitas. Mas ao invés de ser por um acidente como foi o meu email errado, digam-lhe na cara que vocês sabem das contradições evidentes dessa pessoa narcisista. Com certeza eles vão se afastar e, apesar de causar um certo sofrimento no começo, você vai se livrar desse terrível problema.

    ResponderExcluir

Por favor me de a sua opiniao