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segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Algumas Perguntas que todo mundo faz sobre Meditação

Essas questões cobrem o ABC da meditação. Mas mesmo se você é um praticante experiente, poderá gostar de revisitar alguns desses princípios básicos de forma mais aprofundada, porque eles nunca envelhecem.

Aqui estão sete perguntas sobre meditação que todo mundo faz com uma breve resposta para cada pergunta.

1. O que é exatamente a meditação?


A meditação é um treinamento de sua atenção. É um processo e uma prática. Você pode pensar em sua prática de meditação como uma adesão à uma academia para a sua mente. Você constrói os músculos de sua atenção através da meditação. Ao se concentrar em uma coisa, como a respiração, e ao trazer repetidamente de volta sua atenção para essa âncora, você fortalece esse músculo. Isso forma a base para um fortalecimento e um processo esclarecedor que começa a se desenrolar dentro de você.

2. Qual é a diferença entre meditação e conscientização?


Conscientização é a meditação em ação. É a prática deliberada de perceber o momento presente da consciência. É estar atento a tudo o que está acontecendo. Por exemplo, lavar os pratos. Estar atento à sensação da água. A paisagem sonora ambiente ao seu redor. A sensação de estar com o pé enraizado na pia. A tendência de sua mente a se afastar. Conscientização significa praticar uma forma refinada e sutil de prestar atenção a tudo que você faz.

3. Quais são os benefícios da meditação?


Podemos compreender isto analisando alguns ângulos diferentes.

Benefícios Físicos: Estudos mostram que a meditação ajuda a relaxar, reduz a pressão arterial, neutraliza e até mesmo inverte os efeitos do estresse, diminui os níveis de cortisol no sangue, ajuda com a síndrome do intestino irritável e na digestão, e pode ajudá-lo a dormir melhor.

Benefícios Emocionais: A meditação estimula o relaxamento e calibra seu estado emocional. Ela ajuda você a atingir um equilíbrio emocional mais profundo quando você encontra um terreno mais profundo de estabilidade que fica abaixo ou além dos altos e baixos do dia a dia . Em essência, ele ajuda você a se tornar emocionalmente centrado e com os pés no chão.

Benefícios Mentais: Estudos da neurociência mostram que 8 semanas de Redução do Estresse Baseada na Conscientização - Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) - aumentam  a massa cinzenta do cérebro, o foco, e a produtividade.

Benefícios Espirituais: Através da meditação, você descobre uma parte de si mesmo que é ilimitada e irrestrita. Você lentamente mas seguramente desenvolve um senso de conexão com tudo. Você encontra um sentimento de conexão e plenitude através de um estado muito simplificado, despojado de ser. Nessa experiência de ser, você entende a um certo ponto que tudo está bem assim como é.

4. A meditação deve ser praticada diariamente? Você pode obter os mesmos benefícios mesmo se você não meditar todos os dias?


O ideal é meditar todos os dias. Por quê? É importante para construir um hábito. Como qualquer habilidade que você tentar desenvolver, você não se aperfeiçoará na prática se não tiver compromisso. A prática diária é melhor, e você pode obter benefícios reais com apenas 3-5 min por dia.

5. Quais são os equívocos mais comuns que as pessoas cometem sobre a meditação?


  • ·      Que uma mente ocupada faz de você um mau praticante.
  • ·      Que a meditação é apenas para um determinado tipo de pessoa.
  • ·      Que sua mente não deve vagar, porque ele vai.
  • ·      Que você tem que meditar por uma hora todos os dias para obter benefícios.
  • ·      Que você não tem tempo suficiente.

6. Existe uma quantidade ideal de tempo que os novos meditadores precisam se dedicar a esta prática antes que se torne algo que eles "pegam" ou que comecem a ver os benefícios ?


É diferente para cada um. Conheço pessoas que têm um grande momento de descoberta, de realização, ou um momento a-ha ! a primeira vez que meditam. Para outras pessoas, como eu, pode demorar muito mais tempo.

7. A prática de meditação deve ser estruturada? Há momentos do dia, posturas, ou momento específico, que deve ser dedicado à prática?



Idealmente, sim. Porque, no início, você quer criar um hábito e a melhor maneira de fazer isso é através da estrutura mecânica. Escolha um sinal, algo que te indique que é hora de começar, uma sugestão, estabeleça uma rotina, e seja claro sobre a recompensa que você quer da meditação.

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