Pesquisar este blog

sábado, 26 de setembro de 2015

OMS afirma a importância de tratar o estresse

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse afeta hoje mais 90% da população mundial. Este fato preocupa a comunidade científica, uma vez que o estresse está associado à ocorrência de diversas doenças como patologias metabólicas, cardiovasculares, gastrointestinais, distúrbios do crescimento, câncer, depressão, distúrbios reprodutivos e doenças infecciosas.
As exigências da vida moderna, aliada às pressões e tensões do cotidiano profissional afetam a condição emocional, física e mental, interferindo na qualidade de vida, fazendo com que os indivíduos enfrentem crescentes problemas decorrentes do estresse moderno. Calcula-se que atualmente, o estresse atinge cerca de 60% dos executivos, sendo considerada a doença do século. Trata-se de um problema sócio –econômico que atinge pessoas ainda jovens, em idade produtiva e que geralmente ocupam cargos de responsabilidade, diminuindo sua capacidade produtiva e consequentemente gerando despesas diretas e indiretas.
Como a Yoga é um sistema filosófico-prático, que consiste em posturas físicas e respirações para harmonização do corpo e mente, e tendo evidências de que a execução regular dessa prática proporciona ao sujeito maior flexibilidade corporal, aumento da vitalidade, redução de pânico psicológico e redução de doenças cardiovasculares, o Yoga vem sendo uma das técnicas mais utilizadas para a diminuição dos efeitos nocivos do estresse. 
 


BENEFÍCIOS BIOQUÍMICOS INDICATIVOS DE ATIVIDADES ANTI ESTRESSE E ANTIOXIDANTE, IMPORTANTES NA DEFESA CONTRA DOENÇAS DEGENERATIVAS E O ENVELHECIMENTO:


1.     Glicose diminui.
2.     Sódio decai.
3.     Total queda do colesterol.
4.     Triglicerídeos diminuem.
5.     HDL colesterol aumenta.
6.     LDL colesterol diminui.
7.     VLDL colesterol diminui.
8.     Cholinesterase aumenta.
9.     Catecolamina diminui.
10. ATPase aumenta.
11. Hematocrito aumenta.
12. Hemoglobina aumenta.
13. Contagem de limfócitos aumenta.
14. Tiroxina aumenta.
15. Vitamina C aumenta.
16. Proteínas séricas totais aumentam.
17. Aumento da serotonina.
Fonte: Departamento de Comunicação da Unifesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor me de a sua opiniao