Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O Estilo de Vida Yogue


"Pode a prática de yoga me ajudar na vida diária?" Novos alunos, à procura de soluções práticas para os seus problemas, muitas vezes fazem esta pergunta.

A ciência do yoga é a única contribuição da Índia para a elevação da consciência humana. Não tendo sido afetada pelo tempo ou por diferentes culturas que se sucederam, a yoga continua sendo um corpo atemporal, universal dos ensinamentos disponíveis para o benefício de todos.

No entanto, a Yoga é mais do que práticas específicas feitas no isolamento de um quarto, de um ashram, mais até mesmo que a meditação. Ela também oferece atitudes e aplicações práticas que em conjunto formam uma abordagem eficaz, satisfatória da vida: o estilo de vida yogue. 

Vejamos três aspectos do mesmo:


A Yoga é um estilo de vida. Yoga significa união. Os ensinamentos de Yogananda sobre o estilo de vida Yogue nos dizem: "Os cientistas estudam o átomo, mas os yogues se tornam o átomo".

1. A yoga significa "união"


Para ter sucesso em qualquer coisa na vida, ou para entender as coisas em nosso coração, temos de nos concentrar e tornarmos absorvidos nelas. Seja na expressão artística, nas pesquisas científicas, ou em qualquer campo do empreendimento, quando nos concentramos e nos tornamos imersos no que estamos fazendo, algo mágico acontece: nos esquecemos de nós mesmos e experimentamos uma sensação de expansão que transcende nossa realidade pessoal. Podemos então atingir no centro o problema diante de nós.

Na verdade, nos ensinamentos clássicos de yoga como apresentados por Patanjali, este processo é descrito como os três últimos passos de ashtanga yoga, ou o caminho óctuplo: dharana, ou concentração; dhyana, ou absorção; e samadhi, ou bem-aventurança.

Paramahansa Yogananda disse que os cientistas estudam o átomo, mas os iogues se tornam o átomo. Em nossa vida diária, sucesso e felicidade continuam sendo uma das pedras fundamentais do estilo de vida yogue e para obtê-los precisamos nos tornar  uma única coisa com o que estamos fazendo.

2. A yoga é uma ciência


O método científico tem nos mostrado o valor de apresentar uma teoria e em seguida testar a sua validade através da experimentação. Esta abordagem pode ser aplicada na própria vida. A Yoga diz que a meditação traz paz de espírito: Tente você mesmo para ver se isso é verdade. A Yoga diz que atitudes corretas, tais como a não-violência, honestidade, generosidade trazem felicidade: Teste isto à luz do dia, para ver os resultados.

Uma vez que você experimentou e provou a eficácia desses ensinamentos, ninguém precisa convencê-lo de seu valor. O estilo de vida yogue encarna uma abordagem corajosa para encontrar a verdade e a auto-descoberta.

3. A Yoga nos desperta para reconhecer o nosso lugar em uma Realidade Maior


Através das práticas de yoga, medos e ansiedades são dissipados de nosso coração, e podemos experimentar uma realidade maior, da qual somos apenas uma pequena parte. As preocupações começam a desaparecer e são substituídas por uma garantia maravilhosa que tudo na vida vem de uma consciência onipresente benevolente.

Nas belas palavras de meu Guru, Paramahansa Yogananda: "Enquanto milhões de pessoas pensam que estão se aproximando de velhice, da morte e do esquecimento, sabemos que estamos nos aproximando da vida, juventude, sabedoria e proteção eternas"

Swami Kriyananda disse que as comunidades Ananda são laboratórios para os benefícios da yoga na vida diária. Tente você mesmo e veja.

Com alegria em auto-descoberta,

Traduzido do inglês de um blog de Nayaswami Devi
Visite o site das comunidades Ananda no mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor me de a sua opiniao