Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de julho de 2014

Leis sobre terrorismo podem ser modificadas

Esta é uma primeira boa noticia depois de anos de terrorismo de estado nos países ocidentais. Finalmente começaram a entender que a pressão sobre a opinião pública estava insuportável.
 A seguir traduzo um artigo publicado no jornal Evening Standard de Londres de hoje, de Justin Devenport, editor criminalista, página 4:


" O watchdog* adverte que leis anti terrorismo podem afetam blogueiros. As leis anti terrorismo britânicas arriscam de capturar jornalistas, blogueiros e outros que elas jamais deveriam atingir, um regulador independente advertiu hoje.
David Anderson, Conselheiro da Rainha, o crítico da legislação anti terrorismo nacional, disse que a definição legal de terrorismo tem um desenho abrangente demais.
Ele disse que as leis atuais estão inibindo a liberdade de expressão e dando poder demais à polícia e ao Governo.
O sr. Anderson adicionou ainda que houve uma deformação no Congresso nos anos recentes que poderá ser revertida diminuindo as leis.
Ele disse no programa Today da BBC 4: ' O problema é que a nossa definição começou pegar pessoas que nós nunca realmente quisemos pegar. Eu acredito nas nossas autoridades...porque eu não creio que elas tenham muito frequentemente abusado ou exagerado a muito ampla discrição que elas tem dentro da lei.
O maior problema é que as pessoas que nunca deveriam serem enquadradas nessas leis, simplesmente ficam preocupadas de serem pegas e isso tem o efeito de restingir a maneira pela qual elas conduzem seus negocios.'
O sr. Anderson disse ainda: 'Você pode ver o exemplo de jornalistas e blogueiros, por exemplo, que podem ser considerados terroristas , se parecer que eles estão tentando influenciar os governos, se suas palavras põem vidas em perigo ou criam sérios riscos para a saúde pública ou a segurança .
Agora, jornalismo louco ou perigoso é uma coisa, o terrorismo é outra..'
O sr. Anderson que publica hoje a sua relação anual adverte que o público deve aceitar estas leis somente se estiver certo que elas são realmente necessárias ."
* Órgão que regulamenta o jornalismo no Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor me de a sua opiniao