Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de julho de 2014

2014: É o real 1984?


Eu tinha decidido não traduzir este artigo mas me lembrei da Palavra ontem na Congregação que veio em Isaías 6 cujos versículos 8 e 9 exortam:
"8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
• 9 ¶ Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em
verdade, mas não percebeis."





Eu tinha publicado o post reproduzido aqui na minha página do Facebook na Sexta-feira passada,


quando para minha surpresa encontrei este artigo no jornal Metro de hoje, Segunda-feira, do qual reproduzo aqui uma foto da página do jornal.


Metro in Focus

O ano de 2014 é o real ano 1984?

Trinta anos depois do romance pesadelo de Orson Orwell 1984 leis mexeriqueiras de emergência estão passando apressadamente no Parlamento. Quanto daquele mundo é aparente hoje em dia?
Big Brother, a polícia do pensamento, O quarto 101, a nova linguagem. Elementos da visão pesadelo evocada no livro 1984 de George Orwell estão arraigadas na nossa lingua e cultura.
Apenas uma semana atrás, o famoso caso de vigilância explorado no livro veio a tona de novo com a noticia de que a lei que autoriza os serviços de segurança monitorar telefones e internet precisa ser aprovada com urgência pelo parlamento.
Quando a novela foi publicada, a distópica sociedade na qual vivia Winston Smith estava longe 35 anos ainda.
Emma Carr, diretora executiva do grupo Big Brother Watch disse: "O livro deveria ter sido uma advertência, não um guia de como criar um estado de vigilância.
Todavia é notável como muitos dos instrumentos que eram usados para repressão em 1984 são agora parte do regime de vigilância em 2014."
No livro, monitores permitem ao Big Brother de manter as pessoas sob constante vigilância e o conceito de cidadãos sendo espiados pelo oficialismo é um problema enormemente controverso hoje.
A rede de tv a circuito fechado Inglesa é uma das maiores do mundo enquanto os arquivos da National Securityu Agency, vazados por Edward Snowden ilustraram a extensão da vigilância online.
Jim edwards do site Business Insider disse que a tecnologia de hoje é mais eficiente para vigilância do que monitores. Telefones celulares e computadores trabalham muito melhor traçando os nossos reais interesses e desejos não expressos.
O professor Richard Keeble, presidente da Sociedade Orwell disse: " As divulgações de Edward Snowden sugerem que a vigilância está procedendo de maneira extraordinária hoje."
A visão de Orwell Incluía :
Guerras sem fim - O professor Kleebe disse que existem paralelos entre a guerra perpétua de Orwell e a infinita "Guerra contra o terror" dos EUA e UK.
Nova linguagem - A língua de Oceânia é a versão do Inglês usado para controlar. O uso que organizações e partidos políticos fazem de jargões é uma característica da vida de hoje.
Censura - O Ministério da Verdade controlava a disseminação de informações falsificando fotografias e reescrevendo arquivos.
O Revisionismo deu manchetes ultimamente sobre o furor da lei sobre o direito de esquecer.
Tortura - Winston Smith foi torturado na sala 101. O professor Kleebe disse : A tortura virou parte da política dos governos ocidentais. Penso que quanto a isso o livro foi profético .

O números :

1984 foi traduzido para mais de 65 línguas ;
79% das pessoas na Inglaterra dizem que são preocupadas com a privacidade delas online;
5.900.000 o número de câmeras instaladas na Inglaterra
Mais de Um milhão de crianças tiveram as digitais tiradas nas escolas em 2012/13;
A indústria de vigilância mundial é estimada em quase 12 bilhões de reais por ano
As vendas do livro pela Amazon subiram 5,771% desde as revelações de Edward Snowden no ano passado...

 http://thereligionofthetruth.blogspot.co.uk/
http://metro.co.uk/2014/07/13/big-brother-the-thought-police-real-life-room-101-and-newspeak-1984-is-happening-now-4797075/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor me de a sua opiniao