Pesquisar este blog

domingo, 28 de abril de 2013

Movimento Ananda Mundial

Ananda Sangha Mundial

Nas comunidades Ananda no mundo inteiro se experimenta um novo estile de vida baseado no serviço prestado alegremente e na meditação, compartilhando a devoção dos membros a Deus através do caminho do Kriya Yoga.
"O mundo precisa de sonhadores e o mundo precisa de gente que faz, mas sobretudo o mundo precisa de sonhadores que fazem." Sarah Ban Breathnach.
Começo com esta citação da autora de Simples Abundância para esclarecer o espirito no qual foi fundada e persiste o movimento Ananda no mundo.
Aqui as pessoas sonham em mudar o mundo e conseguem faze-lo dentro das comunidades que estão espalhadas pelo mundo cuja lista publico na pagina links deste blog para quem deseja iinformações mais especificas e detalhadas. Neste post faço um resumo do que é Ananda na maneira que a conheço sem entrar em muitos detalhes pois precisaria de muitas paginas e você teria dificuldade pra ler tudo de uma vez só.
O movimento Ananda foi fundado por Swami Kriyananda, discípulo direto de Paramhansa Yogananda o qual disse: "milhares de jovens devem ir de norte a sul e de leste a oeste cobrindo a terra de pequenas colonias demonstrando ao mundo que uma vida simples com altos ideais leva à maior felicidade".       Kriyananda (que se uniu a Deus no domingo passado, 21/04/2013 e cujo corpo ainda está sendo velado aqui em Ananda, antes de ser transferido aos EUA), era um exemplo de discípulo perfeito, dedicou sua inteira vida ao serviço do Mestre.
Escreveu mais de 150 livros, traduzidos em 14 línguas, mais de 300 musicas sacras, falou para multidões nos seus discursos pelo mundo e através de vários programas televisivos via satélite em língua inglesa.
Hoje Ananda conta com mais de 30 centros de meditação na Itália, 39 na Europa, no Canadá, no Chile, em Israel, no Japão, no México, na Venezuela, na Nova Zelândia, em Singapura, na Tailândia.
Tem Comunidades em Sierra Nevada, no norte da Califórnia, em Palo Alto, em Seattle, em Portland, em Sacramento, em Laurelwood, em Los Angeles, Na Itália em Assis, em Gurgaon e em Puri perto de Mumbai na Índia.
Cada centro, Comunidade, retiro, Ashram tem uma sua especificidade ma todos tem em comum uma vida comunitária onde cada um é si mesmo, respeita e ama o seu próximo, todos se dedicam inteiramente a Deus e a uma vida simples, saudável, no completo respeito da natureza.
São vegetarianos, praticam yoga e meditação quotidianamente e se empenham em divulgar a obra do Mestre e inspirador Paramhansa Yogananda no mundo.
Um dos principais objetivos das comunidades é ser auto suficientes. Diversos profissionais escolheram de viver nas comunidades trazendo o seu know how e profissionalismo criando assim um nível de vida sustentável e eficiente.
Ananda Village na Califórnia foi a primeira comunidade a ser fundada em 1968 em um terreno de 1000 acres de terra.
Ali vivem mais de 250 pessoas e os visitantes chegam de toda parte do mundo para retiros espirituais, cursos, prática de yoga, meditação ou simplesmente para estar em contato com aqueles que consideram a sua família espiritual.
A comunidade de Palo Alto foi fundada em 1989, é uma comunidade urbana, onde pessoas vêem todos as noites para dormir e estarem juntos porém levam uma vida profissional fora da comunidade; ali funcionam uma escola e uma famosa livraria que contém diversos títulos sobre Yôga, meditação e temas afins. Para detalhes favor consultar os sites das respectivas comunidades no fundo da pagina.
Em Seattle também surge uma comunidade urbana com escola e livraria assim como em
Portland onde tem também um templo além de uma comunidade muito importante para o movimento que é Sacramento.
Em Laurewood, a comunidade tem um retiro espiritual, um centro de conferências, um campus que dá formação superior.
Na India, em Gurgaon surge a primeira comunidade do país onde fica a sede da Casa Editora no país. Em Puri, perto de Mumbai se está construindo um templo, uma escola em uma área rural de 27 acres, ainda um centro didático além de alojamentos para os residentes e visitantes e onde tem sede o Monastério Ananda Dwapara.
Ali produzem hortaliças orgânicas, painéis solares, e tem também um ambulatório médico.
Aqui na Itália, bem perto de Assis e dos caminhos de São Francisco, surge Ananda Europa.
Esta é uma comunidade com vários prédios e casas espalhados pelas colinas da Umbria, acima do nível da neblina, no centro da Itália.
Aqui temos diversas propriedades, perto umas das outras porém não coligadas porque o projeto foi crescendo através dos anos e foi ficando bem grande.
O famoso Templo da Luz, sonhado por Swami Kriyanada, surge plácido em meio aos pinos em um cenário tranqüilizante.
A Academia Européia de Ananda Yoga tem sede aqui, assim como a sede da Ananda Edições.
Temos também uma Academia de Artes onde se tem cursos de vairas expressões de arte, seminários, workshops, mostras, concertos, manifestaçoes culturais.
Aqui foi fundada uma cooperativa que produz, transforma e se conservam alimentos orgânicos, tem uma grande empresa que produz e comercializa produtos para o bem estar e o yôga, a Inner Life, a qual distribui em toda Itália e através do site site, temos uma escola Educar para a Vida, um retiro, cursos sobre diferentes temáticas o ano inteiro, entre os quais, cursos de Ananda Yôga, Raja Yôga, formação de instrutores de yôga, como viver em sintonia com Deus e com o ambiente circunstante, etc., etc., (visitar o site www.ananda.it) temos uma deliciosa cozinha vegetariana, uma hortaliça, jardins zen e alojamento para hòspedes que aqui chegam do mundo inteiro.

Ordem dos Nayaswamis Renunciantes

Fundada por Swami Kriyananda em 2009 esta Ordem é aberta aos sinceros pesquisadores espirituais de qualquer tradição que querem dedicar suas vidas a Deus através da renúncia aos desejos materiais e ao pequeno ego.

As quatro categorias da Ordem são:

- Peregrinagem que tem como objetivo encontrar Deus;
- Tyagi para pessoas casadas que se vestem de branco e oferecem tudo a Deus;
- Brahmacharis que se vestem de amarelo, sao solteiros e renunciam aos desejos da carne para se entregar totalmente a Deus;
- Os Nayaswamis, se vestem de azul, são casados ou solteiros, oferecem cada pensamento, cada ação a Deus.
A Ordem Monástica de Ananda entende a vida monástica como uma dediçao unívoca à Deus (monástica) dedicada à procura da Autorealização.
Os devotos que viram membros residentes se dedicam a viver uma vida divina, como uma grande família alargada, sob inspiração e guia de Deus.
E' aberta a pessoas casadas, solteiras e à famílias inteiras.
Vale lembrar que existe o programa Educar à Vida, uma escola para os filhos dos residentes que querem ter uma formação completa partindo dos princípios de Ananda, ou seja, ensina considerando a unidade e a interconexão do corpo, sentimentos, vontade e intelecto.
Naturalmente todos são livres de freqüentar as escolas e universidades publicas e/ou particulares a fim de decidir que direção querem tomar para o futuro.
Os passos para o ingresso na Ordem incluem um período de estudos seguido por outro de serviço e de um programa Ashram.
Depois se decide se continuar o caminho como Sadhaka, a ordem laica dedicada à vida descrita acima em relação à Ananda e às suas atividades ou o percurso do Sevake que prevê uma participaçao mais profunda e ativa nas esferas da comunidade.
Ananda Assis comprou 42 hectares de terra para implantar um novo projeto chamado Terras de Luz. Já existem 300 oliveiras, um grande pomar, plantas oficinais. um barracão de 800mq para a transformaçao, embalagem e estocagem dos alimentos, tratores, máquinas agrícolas. Tudo para produzir alimentos orgânicos.
Se você é jovem e acredita na filosofia de vida de Ananda, se quiser trabalhar aqui e experimentar um novo estile de vida, aqui tem muitas vagas para jovens que querem trabalhar a terra e viver uma vida de comunhão com Deus.
O lema da comunidade é:
As pessoas são mais importante do que as coisas.
Ananda se ocupa de espiritualidade, vida social, economia, arte, saúde, ecologia, educação. Procurem ver em DVD o filme, intitulado Finding Happiness, ainda sem título em português.
Fala das comunidades em modo claro, resolutivo e muito atraente.
O filme The Answer, a Resposta está em lançamento . E' a história real de J. Donald Walters, mais tarde rebatizado Kriyananda, da ordem dos swamis e do seu encontro com o seu Mestre Paramhansa Yogananda.

Movimento Ananda Communities

"Onde tem Dharma(justa ação) tem vitória

 

Ananda Village

www.expandinglight.org

http://www.anandavillage.org/
Ananda Palo Alto
http://www.anandapaloalto.org/
http://www.eastwest.com/
http://www.livingwisdomschool.org/
Ananda Seattle
http://www.anandawashington.org/
http://www.livingwisdomportland.org/
Ananda Sacramento
http://www.sunlightofthespiritbooks.com/
Ananda Laurelwood
www.anandalaurelwood.org
Ananda Los Angeles Ashram
www.anandala.org
Ananda Gurgaon
http://www.anandagurgaon.org/
Ananda Europa
http://www.ananda.it/
http://www.anandaedizioni.it/
http://www.innerlife.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor me de a sua opiniao