Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de março de 2013

A Ressurreição

Por que celebrar a ressurreição de Jesus?

Por Paramhansa Yogananda (Cultura Interior, Abril 1937)

 
Por que devemos celebrar o aniversário da ressurreição do Mestre Jesus Cristo, que aconteceu há dois mil anos, a menos que seja de grande benefício para nós?
 
O próprio Deus veio como um ser vivo nos corpos de todos os Seus filhos humanos. Alguns deles ainda estão dormindo, enquanto outros estão acordados. Naqueles despertos
, a presença de Deus é reconhecível. Grandes almas, profetas, tendo conhecido a Deus,  chegaram a esta terra e a deixaram novamente, sempre com os lábios fechados e mantiveram sempre em seus corações o conhecimento secreto obtido.
 
A ninguém é permitido agora, nem nunca foi, não importa quão grande santo, voltar depois da morte e falar para as massas (ou falar com ninguém, exceto talvez com alguns devotos) sobre vida após a morte ou da vida eterna. Nenhum dos milhares de milhões que morreram desde que o mundo começou,  voltou à vida no mesmo corpo, e de pés disse publicamente: "Olha, aqui estou eu, de volta dos mortos, eu conheço os mistérios do reino de vida após a morte"Ninguém fez abertamente retorno da beira da morte e explicitamente declarou sua presença na terra depois de ter passado pela  morte.
 
Deus não quer influenciar ninguém com os milagres realizados pelos santos. Deus quer manter-se como uma dica escondida atrás de toda a beleza cósmica. Ele quer que cada filho humano use seu livre arbítrio e desejo inato de encontrar o Pai cósmico.
 
O fato de que os grandes profetas, após a morte, não se apresentaram diante de todos, como fizeram durante a sua vida terrena, não significa que eles não apareçam absolutamente a ninguém. Na verdade, através da televisão espiritual os nossos corações sintonizados  com  ecstasy pode ver qualquer santo de Deus chamado "livre para sempre."
 
No caso de Jesus Cristo, temos o testemunho
inquestionável de seus discípulos  ​​honrados e intuitivos, e de Maria Madalena, que Ele ressuscitou dos mortos em carne e osso. Centenas de anos após a morte de Jesus, S. Francisco o viu em carne e osso quase todas as noites em Assis. Precisamos acreditar  no seu testemunho. Certamente um santo tão grande e iluminado como S. Francisco não pode mentir. Se tal experiência foi possível para S. Francisco, então, por que não deveria ser para todos, através de uma devocional busca persistente de ver Jesus Cristo?
 
Quando uma alma deixa de vagar com os véus da matéria, como o filho pródigo, e retorna ao Reino Infinito do Pai, através da prática de êxtase espiritual, ela fica livre da tentação da forma mortal e obtém o poder de Deus às suas ordens.
 
Deus tornou-se  toda a criação e seu devoto, que é um com Ele,  pode se tornar
como Ele. Como Deus materializou-se como homem, todos os filhos de Deus podem tomar a forma física em qualquer tempo, em resposta ao apelo devocional do devoto.
 
O aniversário da ressurreição é celebrada durante a Páscoa mecanicamente por muitas pessoas, simplesmente como um evento histórico na vida de Cristo. Já isso é uma coisa boa, mas se uma pessoa é realmente sincera e orar incessantemente com intensidade, se recebe orientação, inspiração e conselhos de santos conhecidos por Deus, ela também é capaz de ver Jesus Cristo ressuscitado.
 
Como o gás invisível representado pela fórmula H2o pode ser condensado em água líquida pelo frio, e, posteriormente, ser transformado em um iceberg, assim também Deus, ou Espírito, pode ser congelado na forma de Jesus Cristo, ou de qualquer outra alma liberta ou iluminada, através do poder condensante da devoção forte e incessante.
 
Celebrar a Ressurreição simplesmente como uma questão de forma e costume, como uma cerimônia religiosa, é de pouco valor. No entanto, comemorar a Páscoa com o supremo desejo e determinação a fazer um esforço constante no desenvolvimento espiritual e na meditação, até que a ressurreição de Cristo seja testemunhada em carne, é realmente importante.
 
Não pense que seja impossível para você ter esta experiência. Lembre-se sempre que você foi feito à imagem de Deus, e se "Buscai primeiro o reino de Deus, todas essas coisas (incluindo o conhecimento direto da Ressurreição de Cristo) serão acrescentadas."